O produtor executivo de Enterprise, Manny Coto, disse ao jornal Chicago Tribune que pretende trazer o foco da série mais próximo de “casa” para o final da quarta temporada.
“Nós gostaríamos de dar uma olhada de volta à Terra, para apresentar áreas ou paisagens da Frota que nós nunca tínhamos visto: a colônia marciana, a colônia lunar, nosso próprio sistema solar”. Coto conversando com Maureen Ryan do Chicago, continuou. “O final da história (da temporada) será a humanidade vencendo sua própria discriminação para começar este processo da (fundação) Federação. O último desafio será seu próprio sistema solar. O obstáculo final seremos nós mesmos.”
Coto tem outras ambições planejadas para a continuação da temporada, incluindo um episódio no Universo Espelho introduzido na série original em “Mirror, Mirror”. “Nós realmente estamos excitados sobre isto. Será como se você mudasse o canal para ver Enterprise e visse a versão do universo espelho da série. Nós vamos mesmo mudar até a seqüência do título! As pessoas estarão espantadas, que série é essa?”
Quanto a presença de de Willian Shatner (Kirk), está ainda no limbo. Coto disse que não estaria descartado o retorno de Brent Spiner, que interpretou Arink Soong no arco dos super-homens eugênicos. O escritor e produtor também disse que está entusiasmado sobre o arco Klingon, que começará em fevereiro com “Affliction”. E acrescenta que revelará a razão do porquê dos Klingons da série original não terem rugas na testa, Coto disse que o episódio inclui, “um conflito entre Archer e Reed e o começo da Seção 31”.
A NX-01 se manterá em serviço para a quinta temporada? Coto disse, “ainda é um belo atrativo no ar”. Mas o presidente da UPN Dawn Ostroff soou positivo sobre a série. “Nós temos tido uma grande receptividade dos fãs. A série está em um grande lugar (criativamente) e nós estamos muito felizes com as idéias e a execução.”
Fonte: TrekToday