Há 40 anos, em dezembro de 1964, o então ator Jeffrey Hunter (Jesus Cristo no clássico filme “O Rei dos Reis”) estreou como o capitão Christopher Pike no primeiro piloto de Jornada, “The Cage”.
Situado 12 anos antes que James T. Kirk assumisse o comando da nave, “The Cage” pode ser visto do mesmo modo que a série Enterprise, como um verdadeiro prequel da Série Original, tendo Pike no comando da USS Enterprise, no qual a tripulação ainda usava pistolas lasers, e com um oficial de ciências emocional chamado Spock (o jovem Leonard Nimoy).
Jeffrey Hunter (Pike) morreu em 1969, bem antes que Jornada fosse referência de livros e que convenções e os fãs nunca tiveram a chance de ouvir suas opiniões sobre Jornada. Mas existe uma rara entrevista com ele em janeiro de 1965 (reimpressa na revista Starlog e que foi primeiramente postada no site TrekWeb em 2000), na qual Hunter disse a um colunista de Hollywood sobre sua esperança de que “The Cage” surgisse como série, e que pareceu realmente apreciar e gostar de Jornada.
“Nós entraremos em mundos pré-históricos, sociedades contemporâneas e civilizações muito mais desenvolvidas do que a nossa”, disse Hunter ao entrevistador, “É um bom formato porque os escritores terão liberdade – eles podem fazer nos pousar em um planeta infestado de monstros, ou lidar com relações humanas envolvendo um grande número de pessoas que vivem nesta gigantesca nave.”
“Nós saberemos em algumas semanas se a série foi vendida. Será de uma hora, a cores, com um elenco regular de meia dúzia ou mais e uma importante estrela convidada a cada semana. As coisas que intrigam-me mais é que é basearam atualmente na projeção da Rand Corporation sobre coisas que virão. Exceto por estes personagens ficionais, será como olhar para o futuro e algumas das previsões certamente se tornarão realidade em nossa vida futura.”
“Com todos os ambientes estranhos do espaço, o tema básico escrito para a série é uma aproximação filosófica da relação homem/mulher. Há ambos os sexos na tripulação e, de fato, o primeiro oficial é mulher (Majel Barrett como Number One).”
O capitão Pike permanece como um popular personagem para os fãs de Jornada. Pike e sua tripulação apareceram em vários livros da editora Pocket Books e na cancelada série de quadrinhos “Star Trek Early Voyages” da Marvel Comics.
A autora Margaret Wander Bonanno está escrevendo uma história sobre a Série Clássica, ainda sem título, que promete ser história definitiva do capitão Christopher Pike. Será publicada em 2006 como parte da celebração dos 40 anos da Série Original.
Você pode saber tudo sobre o ator Jeffrey Hunter aqui, sobre as três versões de “The Cage” aqui, sobre o DVD de “The Cage” neste link e ainda ler a análise de Salvador Nogueira sobre o episódio aqui. Tudo sobre a série de quadrinhos Early Voyages pode ser encontrada aqui, no Trek Brasilis.
Fonte: TrekWeb