O site oficial de Jornada confirmou para 24 de janeiro de 2005 o primeiro episódio do arco que retrata o prelúdio da Guerra Romulana, intitulado “Babel One”, que seguirá os passos do episódio da Série Clássica “Journey to Babel”, com diplomatas Tellaritas a bordo da Enterprise para uma delicada conferência.
Como diz a reportagem, “a jornada é interrompida pelo chamado de socorro de Shran, cuja nave andoriana chamada Kumari foi destruída, pelo que acredita ser, por uma nave Tellarita. Isto põe Tellaritas e Andorianos em pé de guerra, mas nós sabemos que alguém está também por trás dos ataques. Os eventos deste e dos próximos episódios servirão como precursores da Guerra Romulana, que de acordo com o cânon, é eminente dentro de poucos anos (referência em “Balance of Terror” da Clássica e “The Defector” de A Nova Geração).
O ator Jeffrey Combs estará de volta como Shran, acompanhado da atriz Molly Brink como Talas. Muitos atores veteranos de Jornada também participarão deste episódio, como o ator Brian Thompson (o Klingon Klag em “A Matter of Honor” de A Nova Geração) que agora interpretará o romulano Valdore, o ator J. Michael Flynn (o angosiano Zaynar em “The Hunted” de A Nova Geração) será o romulano Nijil.
O ator Lee Arenberg que já fez um Ferengi chamado Gral em “The Nagus” na série DS9 também interpretará um personagem de mesmo nome, mas desta vez sendo um Tellarita e estará acompanhado de um ator novato em Jornada, Kevin Brief, que interpretará o Tellarita Naarg.
Outros atores como Jermaine Soto, Shawn Crowder e Dorenda Moore interpretarão os mesmos personagens MACOs de episódios anteriores. Os sets da nave andoriana de Shran, como a ponte de comando, serão modificados para dar uma ar de destruição. Fogo, fumaça a faíscas completarão os efeitos de uma nave a deriva.
A maquiagem de Jeffrey Combs, que incluirá alguns ferimentos levou cerca de três horas e meia para ser produzida, e teve de começar às cinco horas da manhã. O mesmo aconteceu com maquiagem dos Tellaritas e Romulanos. Algumas maquiagens precisavam de mais de uma hora para serem retiradas.
Novos sets construídos neste episódio incluíram várias partes misteriosas da nave romulana, que está causando todos os problemas do episódio. Alguns monitores nestes sets apresentarão no display linguagem e gráficos romulanos, criados pelo departamento de arte de Mike Okuda.
“Babel One” foi escrito por Mike Sussman e André Bormanis e dirigido por David Straiton. O ano de 2005 começará com “Observer Effect” dia 7 de janeiro, seguido de duas semanas de reprises ainda serem confirmadas.
Fonte: Startrek.com
Fonte: TrekWeb