Jonathan Archer e cia. ficarão mais próximos de descobrir a sinistra relação entre Vulcanos e Romulanos no 13º episódio da nova temporada de Enterprise, informou o site TrekToday.Atualmente chamado de “United”, o episódio deve continuar a história começada em “Babel One”, em que a Enterprise é designada para transportar delegações Telaritas e Andorianas a uma conferência de paz. Quando os Andorianos dizem que uma de suas naves foi destruída pelos Telaritas, as tensões a bordo começam a escalar.
No entanto, os reais culpados pelos ataques parecem ser os Romulanos, embora sua identidade seja desconhecida da tripulação da Enterprise. A nave Romulana é equipada com tecnologia que permite que ataque sem ser descoberta –mas a nave é danificada durante o confronto. O senador Vrax, junto com sua escolta de guardas Remanos, é enviado à nave para investigar a situação.
O capitão Romulano, Valdore, explica a natureza crítica da situação a Vrax. Ele está preocupado que a Enterprise possa descobrir que os Romulanos e os Vulcanos são aparentados. Isso irá se encaixar ao arco da reforma Vulcana, marcado para começar em 19 de novembro com “The Forge”, em que os Vulcanos recuperam os escritos de Surak, que poderiam conter informações sobre seu elo com os Romulanos.
O senador Vrax não tenta evitar que os Vulcanos descubram a real natureza de sua relação –longe disso, ele está comprometido com a reunificação das duas espécies. Mas ele sente que a descoberta prematura do fato pela Enterprise poderia desestabilizar os planos Romulanos para uma reunificação com os Vulcanos em seus próprios termos. E os Romulanos farão tudo para garantir que seu segredo não escape…
Todos os detalhes ainda devem ser tratados como rumores. Segundo os informantes, a sinopse é baseada em uma versão preliminar do roteiro. “United” deve ir ao ar em 2005.