O Startrek.com acaba de divulgar mais um relato da produção de Enterprise, desta vez sobre um episódio perdido entre os tantos que tiveram divulgação prévia pelos sites amadores de Jornada. Trata-se de “Observer Effect”, o 11º episódio da temporada.
Não é à toa que o episódio recebeu pouca atenção dos “espiões”; é um dos chamados “bottle shows”, daqueles que se passam inteiramente a bordo da Enterprise, e não tem nenhum astro convidado. O único atrativo é o fato de ser o segundo roteiro dos romancistas Judith e Garfield Reeves-Stevens, velhos conhecidos dos fãs da literatura de Jornada recém-contratados para trabalhar na série.
O site oficial oferece a seguinte descrição do episódio, que lida com alienígenas não-corpóreos. “Trip Tucker e Hoshi Sato retornam de uma missão avançada com um perigoso vírus que parece ser incurável e poderia facilmente infectar o resto da tripulação. Enquanto isso, sem que Archer e cia. saibam, alienígenas não-corpóreos estão ocupando os corpos de oficiais para observar e julgar a resposta humana à ameaça viral. Os alienígenas esperam que no mínimo alguns tripulantes, se não todos, irão morrer.”
O relato da produção indica que a possessão de corpos será central neste episódio, com duas personalidades alienígenas distintas pulando de tripulante em tripulante. O episódio foi dirigido por Mike Vejar e deve ser o primeiro a ir ao ar em 2005, no dia 7 de janeiro.