Por Ralph Pinheiro, especial para o TB
Uma radical tecnologia de transporte está em foco em “Daedalus”, o décimo episódio da quarta temporada de Enterprise.
O criador do teletransporte, Emory Erickson, vem a bordo da NX-01 para testar a mais poderosa técnica conhecida como “teletransporte subquantum”, que acredita fará a tecnologia de naves obsoleta. Ele traz um filho com ele, levando a um presságio ruim como no título: na mitologia grega, Daedalus foi um inventor que construiu asas artificiais para ele e seu filho, apenas para olhar o rapaz voar muito perto do sol e morrer com as asas derretidas.
A reportagem do site oficial diz que em “Daedalus” Emory tem uma filha – Danica Erickson, que o acompanha a Enterprise quando ele testa seu transporte experimental. O experimento leva a resultados inexperados por toda a nave.
O episódio foi escrito pelos dois mais novos roteiristas Alan Brennert e Ken Lazebnik, que escreveram “Borderland” e “Cold Station 12”, respectivamente; David Straiton que escreveu “Storm Front II”, dirigiu o episódio.
“Daedalus” é o que é conhecido como um episódio engarrafado, significando que as tomadas são feitas em lugares já existentes. Durante os setes dias de tomadas, muito da nave foi utilizado, incluindo a ponte, engenharia, sala de espera, vários refeitórios, quartos da tripulação, corredores, enfermaria, e baía de lançamento. Como o transporte figura tão fortemente na história, dois dias foram necessários para a filmagem na alcova do transporte.
Um ensaio foi feito para a produção de um DVD especial durante as tomadas do episódio, mas complicações surgiram por causa do fornecimento de energia elétrica em Los Angeles que parou toda a Paramount por várias horas.
“Daedalus” está, a princípio, agendado para ir ao ar dia 17 de dezembro.
Fonte: TrekWeb