Por Ralph Pinheiro, especial para o TB
Jeffrey Combs, que tem interpretado múltiplos aliens em várias diferentes encarnações de Jornada, espera manter seu retorno a Enterprise e talvez visitar a terra natal andoriana, como Shran.
“Eu adoro Shran e adoro a dinâmica complexa entre Archer e Shran”, disse Combs ao TrekWeb, “existe uma confiança e um respeito mútuo. Mas os andorianos estão sempre aborrecidos para ficarem muito confortáveis com um aliado, por causa de muitos desapontamentos que eles tiveram na história, lidando com estes supostamente lógicos vulcanos que os apunhalaram nas costas várias vezes. Tudo isto soma-se as bases de um bom drama.”
Combs que interpretou o vorta Weyoun e o ferengi Brunt como personagens recorrentes em DS9, disse que ele particularmente gostaria de trabalhar com Scott Bakula em Enterprise. “Ele (Bakula) é terrível em frente e atrás das câmeras; ele é uma grande pessoa“, acrescentando sua esperança que o entusiasmo dos fãs por Shran permitam que ele faça mais pela série.
Um fã da Série Clássica, Combs já colocou sua voz num personagem do desenho animado “Liga da Justiça”, além de trabalhar em vários filmes. Já foram oito chamadas como o andoriano no todo, incluindo dois episódios ainda não filmados, como o futuro episódio “Babel One”.
“Eles estão aprendendo como ir, então neste sentido é muito no estilo da série original”, observa Combs. “Eu apenas espero que com Shran eu possa trazer alguma coisa da energia e agressividade da Série Clássica.”
Sobre as antenas que ele usa como Shran, que são remotamente controladas por especialistas em marionetes, Combs disse “pense num rapazinho com um controle remoto de carro. Ele pode fazer o carro rodopiar e voltar com pequeno joystick controlado por rádio”. Mas ele foi logo acrescentando que eles não querem fazer brincadeiras com as antenas, mas tê-las trabalhando como reais apêndices, tal como quando elas se dobram para permitir a Shran andar sob uma plataforma, “Isto é o que você faria com o seu braço se você estivesse andando em volta de uma cadeira, você inconscientemente move seu braço para trás. Este é o modo que os andorianos fazem com suas antenas.”
Fonte: TrekWeb