Por Alexandre Freitas, especial para o TB
Enterprise sofreu um duro golpe na última sexta-feira quando quase 26% dos espectadores do 3º ano não retornaram para a estréia da quarta temporada – apesar de ter ocorrido uma grande melhora no horário para a UPN norte-americana.
De acordo com Marc Berman do Programming Insider da Mediaweek, os índices finais de audiência mostraram que a série teve 2,9 milhões de espectadores, e um índice demográfico de 1.3/4 entre adultos de 18 a 49 anos. Isso quer dizer que 1.3% da audiência assistiu à série, subindo para 4% quando se contam aqueles assistindo TV no momento da exibição.
O episódio final da temporada passada, “Zero Hour”, teve 3,91 milhões de espectadores e um índice de audiência de 1.7/5 dentre adultos de 18 a 49 anos. Isto representa uma perda significativa de audiência para a série. Enquanto que o número de espectadores caiu de forma significativa, o resultado da categoria dos adultos de 18 a 49 anos de “Storm Front, Part I” (1.34) é comparável aos resultados de alguns dos episódios da segunda metade da temporada passada – idênticos aos resultados de “The Forgotten” e “E2”. Apenas “Damage” teve mais baixo, com 1.2/4.
Dito isto, Enterprise provocou uma melhora significativa no horário das 20 horas, anteriormente ocupado pelo filme de sexta-feira à noite. Isto, combinado com a a ampla cobertura do debate presidencial, casos isolados de exibição antecipada e cobertura em apenas 81% dos Estados Unidos, podem explicar porque Marc Berman escolheu não colocar a série em sua “Losers Column” (“Coluna dos Fracassados”, em português). O número total de espectadores foi 10% acima do filme da semana anterior, com um aumento de 40% entre adultos de 25 a 54 anos e um terceiro lugar no horário entre homens de 18 a 49 anos.
Fonte: TrekToday