Por Alexandre Freitas, especial para o TB
Mesmo antes de “Storm Front, part I” ir ao ar na UPN norte-americana, muitos críticos profissionais já deram suas opiniões sobre o episódio, que variou de entusiasmo cauteloso para os rumos atuais de Star Trek. Confira.
– Maureen Ryan, do The Chicago Tribune, elogiou a estréia, chamando de “entretenimento de ficção científica mais que competente, embora um
pouco curta na expectativa vigorosa do arco final da temporada anterior”. Ela disse que histórias de viagem no tempo são difíceis de se colocar sem confundir o público, mas este “quase se parece uma recriação dramática do tradicional History Channel”.
– Hercules, do Ain’t It Cool News, sentiu que “Storm Front” foi forçado a gastar muito tempo “escavando a série para fora do cliffhanger chocante da temporada passada” e queixou-se que nenhuma das reviravoltas da história puderam ser previstos “depois de se ver o extraterrestre de olhos vermelhos no uniforme nazista em maio passado”. Mas ele citou um número ainda maior de análises críticas que ele sentiu que eram muito duras com a série, incluindo…
– … a TV Guide, que chamou a tripulação de “enfadonha”, a história de “clichê” e a realidade alternativa do alienígena nazista de “artificial”. Somando-se a isto, os vilões “ridicularmente estereotipados” e o plágio de filme sobre a Segunda Guerra Mundial fracassaram em impressionar. O episódio foi avaliado em apenas 4 de até 10.
– “Oh, pelo amor de Deus, afundem este navio”, concordou Robert Bianco do USA Today. Ele chamou a estréia da quarta temporada de “uma história
ridícula de viagem no tempo, privada tanto de criatividade quanto de sabor”, dizendo que assuntos como o Holocausto devem ser mantidos distantes de mãos de “roteiristas de TV incompetentes” e zombou da subtrama agressiva, rotulando-a de oca.
– A IGN Filmforce foi apenas um pouco mais benevolente, dizendo que “‘Storm Front’ venta forte”. O crítico KJB descreveu a trama Xindi como
sendo “o desastre que foi o arco de histórias da temporada passada” e lamentou as palavras “continua no próximo episódio” no final do episódio de estréia da temporada, ridicularizando a aliança nazi-alienígena e apontando que o episódio é “superficial na história e profundo em idéias não realizadas”. KJB sugeriu que se a série fosse socialmente mais relevante, como a Série Clássica, ela talvez tivesse mais audiência.
– Mike Duffy, do Detroit Free Press, listou a série entre as suas “Melhores Apostas”, apesar de que ele perguntou brincando sobre a trama do alienígena nazista. “O que estes roteiristas de Jornada nas Estrelas estão fumando?”. Ele alertou que a série está perto de ser cancelada e traçou paralelos com a série original ter sido cancelada num horário morto
numa sexta-feira à noite.
Fonte: TrekToday