Manny Coto quer ligar a série ao mundo de Jornada

Por Ralph Pinheiro, especial para o TB

A última edição do SFX Magazine publicou uma entrevista com o produtor-executivo e roteirista de Enterprise Manny Coto, que falou sobre seu novo trabalho na série, a conclusão do legado de Jornada na próxima temporada, a possível presença de Willian Shatner (capitão Kirk), e a recente crítica de Jolene Blalock sobre o que está sendo escrito para T’Pol e a caracterização dos vulcanos e outros tópicos. A seguir, alguns trechos:

“Eu estou basicamente trabalhando na sala dos roteiros”,disse Coto sobre seu novo trabalho na série. “Estou crescendo com a direção na temporada – iniciando as estórias e desenvolvendo-as. O que eu realmente estou pretendendo neste ano é ligar Enterprise ao universo de Jornada nas Estrelas como um todo, e concluir o legado do qual a série foi originalmente concebida, como uma série prequel“, continua Coto.

“Usar a série para aprofundar e explorar o universo de Jornada nas Estrelas e mostrar como o universo de Jornada, que nos é familiar nas séries anteriores, veio a ser. O universo de Jornada é muito maior e mais profundo, do que sair e explorar diferentes mundos, que nós não tínhamos visto nas séries. Eu desejo usar a série para explorar os mundos que nós conhecemos e adoraríamos conhecer mais”, finalizou o produtor.

Sobre a formação da Federação

“Nós definitivamente veremos construir a formação da Federação (na 4ª temporada). As histórias que estamos contando levarão todas a um fim, onde nós veremos também a formação atual ou o começo da formação. Definitivamente, isto é para onde a série se encaminhará.”

O que Coto planejou se Willian Shatner (Kirk) concordar em aparecer na série? “Nós já sabemos o que iremos fazer para a estória de Shatner – Nós tivemos uma grande idéia! Provavelmente numa dupla parceria (os novos roteiristas Garfield and Judith Reeves-Stevens são muitos próximos a Shatner), de maneira que eles escreveriam um bom pedaço dela (da história), pelo menos o primeiro episódio. Talvez eles comecem e eu termine, ou vice-versa.”

Coto quer mais conflito entre a tripulação da NX-01 quando diz: “Eu penso algumas vezes que nós realmente não dramatizamos neste ângulo. Uma das coisas que fizeram da série original tão marcante foi o relacionamento entre Kirk, Spock e McCoy, e Kirk sendo referência entre os dois lados, e eu penso que poderia fazer mais sobre isso.”

Sobre uma recente entrevista da atriz Jolene Blalock (T’Pol) que criticou os roteiros de seu personagem, Coto disse: “Eu posso observar isso…Tudo o que eu posso dizer é que este ano teremos planos interessantes para ela e eu acho que ela ficará muito feliz com isso. Eu não quero comentar se ela ficou feliz ou não neste último ano. Não quero entrar nesse assunto.”

Sobre o orçamento, Coto aponta que “o corte no orçamento foi pequeno, somente de 5% a 10%. Nós já coordenamos para fazer tudo muito bonito com um pequeno orçamento, que não será visível no filme… os episódios (da 4ª temporada) são muito grandes, especialmente no começo.”

Perguntado se ele acha que a série continuará ou não na 5ª temporada, Coto disse “bem, eu não vejo isso desse modo. Eu acho que é bem possível que haja uma 5ª temporada. Eu espero que faços muito bem essa temporada e eles (a Paramount) irão querer nos trazer de volta para mais uma (temporada).”

Fonte: TrekWeb