Em um bate-papo com os fãs no site oficial de Jornada nas Estrelas, o Startrek.com, Steven Culp contou que teve de batalhar contra cortes e suas próprias dúvidas para se tornar parte da franquia. O ator é conhecido atualmente como o major Hayes, o líder dos MACOs, em Enterprise –um papel que ele quase recusou.
“Minha agente ligou uma noite e disse que tinha esse papel em Jornada nas Estrelas: Enterprise, ela mandou um fax do material, não tinha muito na página, e eu resisti em aceitar. Mas Ron Surma, o diretor de elenco, garantiu a ela que o personagem iria ficar mais importante com o andar da temporada, e naquele momento falávamos de aparecer em até 10 episódios, então decidi ir e ler para o papel.”
A primeira aparição do major Hayes foi a estréia de Culp no cânone de Jornada. Mas, nos bastidores, ele já chegou a ser o sucessor de William Riker, como primeiro-oficial da Enterprise-E. Suas cenas no filme “Nêmesis”, no entanto, acabaram ficando no chão da sala de edição. E, de novo, quase o ator não quis o papel. “Eu sei, eu pareço o ator mais fresco do mundo”, disse Culp, “mas minha primeira resposta foi, ‘de jeito nenhum’. Era uma cena tão pequenininha. Mas então eu acabei lendo o roteiro no fim de semana, e achei que era um roteiro excelente, e então eu vi como o personagem do [comandante] Madden se encaixava no filme e achei que seria a coisa mais legal do mundo aparecer no final desse filme e assumir como segundo em comando na Enterprise.”
A cena só está disponível a quem tem o DVD, pois no filme não sobrou nenhum resquício dela. “Logo que ouvi que eles estavam cortando 40-50 minutos do filme, tive a sensação de que a cena não ia sobreviver, e eu estava certo. Eu a vi no DVD e devo dizer que eu poderia ter atuado melhor. Mas não acho que isso teve a ver com o fato de que foi cortada.”
O ator agora espera que o major Hayes ainda tenha um futuro em Enterprise, mas diz não ter certeza de que vá acontecer. “Eu acho que a intenção era ter os MACOs apenas para o arco Xindi, mas é possível que eles nos tragam de volta na próxima temporada. Eu acho que ainda não está resolvido. Não posso falar pelos escritores ou produtores, mas acho que não saberemos até que eles mapeiem a próxima temporada.”
De todo jeito, Culp está feliz por fazer parte da história de Jornada. “Eu acho que é fabuloso. E é realmente histórico. Essa é uma série, e aqui estou falando de todo o mythos de Jornada nas Estrelas, que tem um profundo impacto em nossa cultura e ainda manda uma mensagem de paz e unidade entre culturas separadas e dessemelhantes. Ela ainda nos inspira a explorar mundos e aceitar mundos que não são como o nosso, e isso é uma mensagem que é tão oportuna quanto sempre foi. E tenho orgulho de fazer parte dela.”