A Edição de Colecionador de “Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida” em DVD está sendo recebida como um dos melhores lançamentos da franquia até agora. Pelo menos foi a avaliação de Bill Hunt, editor do site especializado The Digital Bits. Ele deu uma nota A- para o produto, que chega em 27 de janeiro nas lojas americanas e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil (provavelmente chegará aqui ainda no primeiro semestre deste ano).
Hunt destacou a presença de uma trilha de comentários com Nicholas Meyer e Denny Martin Flinn, respectivamente diretor e roteirista do filme, e a já tradicional trilha de comentários em texto de Mike e Denise Okuda como destaques do Disco Um. O editor também comemorou a nova versão anamórfica do filme –a versão “pobre” do DVD não fazia uso desse recurso.
Sobre o Disco Dois, responsável pelos extras, a única crítica foi quanto à decisão da Paramount de produzir todos os documentários em formato de tela de TV (4×3), em vez de widescreen (16×9). “Isso é particularmente desapontador porque a maioria das edições de colecionador especiais de Jornada era inteiramente anamórfica”, disse Hunt.
O editor destacou os documentários “The Perils of Peacemaking”, que revela os paralelos entre a história do filme e o fim da Guerra Fria, com várias entrevistas com historiadores e com o produtor-executivo Leonard Nimoy, e “Stories from Star Trek VI”, um segmento de quase uma hora com revelações sobre os bastidores das filmagens do último filme 100% Série Clássica.
A seção “The Star Trek Universe” mais uma vez volta a figurar no disco, com cinco pequenos documentários sobre vários aspectos da franquia, entre eles o desenvolvimento dos Klingons na série.
“E sem dúvida o mais tocante dos extras nesse disco é ‘DeForest Kelley: A Tribute’, com 13 minutos”, escreveu Hunt. “Como o dr. McCoy, Kelley foi o coração dessa série por muitos anos, mas ele também foi o mais bem-sucedido membro do elenco. Para os fãs de longa data de Jornada nas Estrelas, esse tributo é melhor experimentado do que descrito, então divirtam-se.”
Para fechar, há uma seção com material promocional (trailers, teasers) e um pequeno vídeo feito para uma convenção em 1991. A seção de arquivos contém sequências de storyboards de quatro cenas do filme, incluindo uma cena roteirizada, mas não filmada, mostrando a tripulação voltando à Enterprise uma última vez antes de deixar a Doca Espacial, e outro pequeno documentário de bastidores.
Hunt termina: “Jornada nas Estrelas VI é um dos melhores da série de Jornada, perdendo talvez apenas para “A Ira de Khan”. Você tem traição interestelar, você tem ação em dobra espacial, tem Klingons citando o Bardo. Você tem o elenco original e uma história real (…). O que mais você quer? Melhor de tudo, você finalmente tem uma grande versão dele em DVD para aproveitar. Então pegue sua cópia de ‘Os Trabalhos Completos de William Shakespeare’ (edição em Klingon) e prenda seu feiser, porque não fica melhor do que isso.”