TB cobre a coletiva de Leonard Nimoy!

Leonard Nimoy não estava preparado para o bombardeio de flashes que se seguiu à sua entrada na sala em que seria realizada a entrevista coletiva programada para hoje pela Paramount Pictures do Brasil e o fã-clube paulista Frota Estelar Brasil, num hotel na Zona Oeste de São Paulo.

Foi mais um dos eventos organizados pelos promotores da vinda do ator ao Brasil. O principal objetivo era apresentar um box-set comemorativo de DVDs com os quatro primeiros filmes de Jornada nas Estrelas, em suas edições duplas. Há um espaço extra para o quinto filme, que deve chegar até o final do ano.

Apesar de sua tarimba com a imprensa, Nimoy foi surpreendido pelo enorme número de jornalistas que apareceu para cobrir a coletiva. Só de televisão, havia Telecine, Bandeirantes, SBT e Rede TV. Empresas de rádio, veículos impressos e virtuais também foram contemplados.

O Trek Brasilis marcou presença com seu colaborador Paulo Maffia, que fez jornada dupla cobrindo o evento também para sua publicação na Editora Abril, a revista oficial de “Os Simpsons”. Dele partiu uma das perguntas mais originais, sobre a participação de Nimoy em dois episódios de “Os Simpsons” e um de “Futurama” –um assunto não mencionado nas entrevistas publicadas ou veiculadas até agora na mídia brasileira.

Maffia perguntou sobre como foi o ambiente da participação dele nos episódios e se ele apreciou andar de monotrilho em Springfield. Bem-humorado, Nimoy respondeu que adorou e se sentiu especialmente honrado por ter recebido o convite pessoalmente de Matt Groening, o criador das duas séries. Também expressou admiração pela qualidade de sua representação como um personagem de desenho animado. “E andar no monotrilho foi ótimo”, arrematou, arrancando risos da platéia.

Aliás, o bom humor de Nimoy impressionou os repórteres. Questionado sobre o tradicional gesto manual Vulcano, o ator se pôs a explicar detalhadamente sua inspiração, a partir de rituais judaicos a que comparecia na sinagoga quando pequeno. E a cada vez que fazia o gesto, uma enxurrada de flashes disparava em sua direção, levando-o a brincar com os presentes.

As perguntas foram dos mais variados tipos. Algumas delas tocaram em assuntos já vistos antes, outras abordaram velhos temas, sob uma nova roupagem. Em vez de perguntar sobre o velho e conhecido conflito de Shatner com os outros membros do elenco, surgiu a pergunta sobre o espírito antagônico entre os dois protagonistas, Nimoy e Shatner. O ator não fugiu da laia. “É claro que no começo da série, éramos ambos muito jovens e competitivos”, disse. “Mas hoje ele é um dos meus melhores amigos.”

Ele também foi questionado sobre o cinema brasileiro e mostrou que entendia do riscado. “Qual é mesmo o nome daquele filme da Fernanda Montenegro?”, perguntou, referindo-se, claro, a “Central do Brasil”. Segundo ele, sua mulher é a principal incitadora da busca por filmes de fora do circuito hollywoodiano para o casal.

Aliás, Susan Bay Nimoy, que estava no local durante a coletiva, foi protagonista de uma das cenas mais engraçadas. Quando um jornalista perguntou a Leonard sobre a característica de Spock que ele mais sente em si mesmo, o ator se arriscou a uma brincadeira, já arrancando algumas risadas: “A inteligência brilhante?”, arriscou. A resposta que foi emendada com outra vinda do fundo, “ser um homem muito sexy”. Quando todos olharam, o comentário era de Susan. Gargalhadas ecoaram pela sala.

Falando de coisa séria, Nimoy comentou a eleição de Arnold Scharzenegger para governador do Estado americano em que mora, a Califórnia. Embora ressalte que não vê problemas em atores seguindo a carreira política, afirma que não apoiou a campanha do austríaco radicado nos EUA. Apesar disso, desejou-lhe boa sorte na empreitada.

Com sua sagacidade e simpatia, Nimoy conquistou todos os presentes. A coletiva foi das 11h às 12h. Depois disso, o ator concedeu algumas entrevistas individuais às redes de televisão. Ao final das atividades, os jornalistas foram prestigiados com um “brunch”, com Nimoy junto a eles.

Os que foram à entrevista coletiva com Walter Koenig (Pavel Chekov) no ano passado e repetiram a dose com Nimoy disseram que desta vez o evento foi mais interessante. O sucesso foi principalmente atribuído ao charme do ator, que com certeza terá muito a apresentar aos fãs na convenção da Frota Estelar no próximo sábado –com cobertura do TB, naturalmente!

Nosso MUITO OBRIGADO em LETRAS GARRAFAIS a Paulo Maffia