Archer no Velho Oeste, em “North Star”

A equipe de produção de Enterprise esteve em locação pela primeira vez nesta temporada para filmar o episódio “North Star”, um segmento baseado no Velho Oeste que colocou alguns dos tripulantes da NX-01 em roupas de caubói e sobre cavalos, segundo o Startrek.com.

A locação na verdade faz parte de cenários pertencentes à Universal Studios, e serviu como a cidade do Oeste que serve como principal ambiente para o episódio. O roteiro, escrito por David A. Goodman, mostra a Enterprise encontrando colônias humanas num planeta da Extensão Délfica. Elas vivem como se estivessem no Velho Oeste, no século 19.

Visitando a cidade disfarçado, Archer descobre que eles são os descendentes de um grupo de colonizadores do Oeste sequestrados três séculos antes por uma raça chamada Skagaran, que os escravizou para construir uma colônia neste planeta. Os humanos se rebelaram e tomaram conta do local, relegando seus antigos opressores a um status inferior. Archer precisa descobrir o que fazer com esses terrestres.

Num chat recente no Startrek.com, Scott Bakula descreveu “North Star” como tendo “as marcas de um clássico de Jornada nas Estrelas e de ficção científica”. “Acabamos no Velho Oeste, equipados com cintos e armas, e o que faz o episódio interessante é a relação entre os humanos no planeta e os Skagarans”, disse.

O diretor veterano David Straiton ficou a cargo das filmagens, que tiveram cinco dos sete dias na Universal. Os cenários incluíram uma rua principal e várias ruas laterais, um estábulo, uma escola e um saloon. As cenas externas acabaram tomando o núcleo da ação, e até incluem uma sequência em que Archer decide que é hora de se revelar, chegando num shuttlepod.

Alguns ângulos diferentes foram filmados para permitir que o pod voando seja opticamente inserido depois, mas um shuttlepod de verdade foi trazido e colocado na cidade para que os atores pudessem descer deles. Ventiladores foram usados para “levantar a poeira” no pouso da nave.

A cidade foi preenchida com dezenas de “habitantes” — figurantes vestidos em roupas da época — simplesmente dando continuidade à vida em algumas cenas e reagindo a eventos bizarros em outras.

Também houve uma porção de “Skags”, incluindo umas poucas crianças, que o pessoal da maquiagem teve de preparar, com algumas próteses simples. Um total de 12 cavalos foram usados.

Numa cena, Trip Tucker e T’Pol cavalgam juntos num cavalo, mas por razões de segurança, os atores foram substituídos por dublês em algumas das tomadas. Várias reuniões de segurança foram realizadas durante a filmagem, não só sobre o trabalho com animais, mas também com o uso de armas de fogo.

A equipe de dublês foi particularmente importante nesse episódio, com numerosos movimentos perigosos, como quando um personagem leva uma bala e cai do cavalo. Como sempre, o coordenador de dublês Vince Deadrick Jr. supervisou a ação.

O primeiro e o último dia de filmagem foram no conforto da Paramount, mas não só em cenários da Enterprise. Uma prisão local também foi construída lá para algumas cenas. A fotografia principal terminou na terça-feira da semana passada.

O elenco inclui Emily Bergl, como Bethany, uma professora local que ajuda Archer a entender a situação no planeta. O xerife MacReady é interpretado por Glenn Morshower, que já apareceu em vários episódios de Jornada, como “Peak Performance” e “Starship Mine”, de A Nova Geração, “Resistance”, de Voyager e “Generations”. James Parks interpreta aqui Bennings, depois de ter feito Vel, em “The Chute” (Voyager).

“North Star” deve ir ao ar em 12 de novembro, nos EUA. O Startrek.com postou três imagens da produção.