Quarto episódio muda de nome; agora é “Rajiin”

Um perigoso mas colorida feira alienígena — numa ilha artificial flutuando num mundo oceânico — é o principal cenário de “Rajiin”, o quarto episódio da terceira temporada, que coloca uma bela mulher alienígena no meio de um conflito entre a NX-01 e os Xindi e traz os dois inimigos para mais perto de um confronto. As informações vêm do último relato da produção do Startrek.com.

Nikita Ager interpreta a personagem-título (pronunciado “razin”), uma escrava sendo vendida na feira que encontra refúgio com o capitão Archer e sua tripulação, mas guarda alguns segredos perigosos. A loira já interpretou vários papéia em várias séries e filmes de TV. Sua aparência justifica a descrição de Dominic Keating (Malcolm Reed) em uma convenção recente. “Essa garota é QUENTE! Eu esqueci minhas linhas algumas vezes.”

O roteiro foi escrito por Brent V. Friedman, um novo membro da equipe de roteiristas de Enterprise que tem o crédito de Produtor Consultor. Friedman já escreveu para várias séries, como “The Twilight Zone” (a nova versão) e Dark Skies.

O episódio, que se chamava “Enemy Advances” e trocou de nome antes da exibição, traz de volta o nefasto Conselho Xindi, que será introduzido na abertura da nova temporada. Ele será composto pelos mesmos atores, nos mesmos papéis. Scott MacDonald é o Xindi-réptil, Randy Oglesby e Tucker Smallwood são os Xindis-humanóides e Rick Worthy é o Xindi-preguiça. Como antes, os Xindis-insetóides e Xindi-aquáticos serão criados digitalmente.

Entretanto, veremos muito mais dos Xindis-répteis desta vez. Cerca de meia dúzia de dublês teve de usar a elaborada maquiagem para várias sequências de ação que os colocam em conflito direto com os personagens humanos. Um número similar de dublês também teve de usar os uniformes dos MACOs para essas cenas. Além disso, um par de dublês atuou numa briga entre Rajiin e T’Pol.

O destaque da produção, no entanto, foi a feira alienígena, construída para parecer uma praia com lojas e quiosques, onde multidões de alienígenas se expremem por bens que vão de comidas exóticas a armas bizarras e peças sobressalentes. Os “materiais” sendo vendidos incluem uma linha de concumbinas e outras fêmeas escravizadas, que é de onde Rajiin surge.

O cenário — que incluiu ruas laterais e outras partes — foi construído para parecer como uma cidade flutuante a partir de plataformas, navios e barcas. Na pós-produção, o time de efeitos especiais vai criar a cena mais aberta desse local, mostrando-o como uma ilha artificial num mundo oceânico.

A feira estava cheia com dúzias de figurantes com vários graus de maquiagem, dependendo de sua posição com relação à câmera. O departamento de som, na pós-produção, vai contribuir com o cenário caótico introduzindo uma variedade de efeitos sonoros como estranhos barulhos de animais e de multidões alienígenas.

A tripulação do capitão Archer visita a cidade flutuante para procurar B’Rat Ud, um químico vivendo lá que pode ajudar a sintetizar uma substância que irá proteger a Enterprise de alguns dos efeitos da Expansão Délfica. B’Rat Ud é interpretado por Dell Yount, que foi antes visto em “Sons of Mogh”, de Deep Space Nine, como Tilikia.

Entre os cenários da nave, a prisão foi novamente mostrada, junto com o tubo de acesso vertical. Um laboratório de química temporário também foi construído, onde Trip Tucker e T’Pol tentam sintetizar a substância de que precisam. O resto foi filmado nos cenários tradicionais da Enterprise.

A fotografia principal consumiu sete dias, concluídos na quinta-feira passada, 7 de agosto, mas o episódio era tão ambicioso que imediatamente entrou na filmagem de segunda unidade na sexta, enquanto o próximo episódio iniciava a produção. Outro meio dia de filmagem de segunda unidade aconteceu nesta semana, e, como é o caso normalmente, haverá mais conforme forem requisitados pelas equipes de efeitos visuais.

“Rajiin” foi dirigido pelo veterano Mike Vejar. O episódio deve ir ao ar no dia 1º de outubro, nos EUA.