Startrek.com revela detalhes de “Extinction”

Um espesso cenário de selvas e maquiagem pesada tornaram alguns de nossos tripulantes quase irreconhecíveis no terceiro episódio da nova temporada de Enterprise, informou o Startrek.com, em mais um relato de produção do site oficial de Jornada nas Estrelas.

O episódio, “Extinction”, é o quinto da série a ser dirigido pelo ator e diretor LeVar Burton (Geordi La Forge). No segmento, escrito por Andre Bormanis, a tripulação da NX-01 localiza uma nave Xindi em um planeta florestal. Quando Archer, Reed, Hoshi e T’Pol vão à superfície dar uma olhada, eles são infectados por um agente biológico no planeta que os transforma em algum tipo de forma de vida alienígena primitiva. As coisas ficam mais complicadas quando “agentes de descontaminação” alienígenas chegam para tentar conter as mutações ao “neutralizar” os tripulantes com suas armas lança-chamas de plasma.

A produção foi concluída na terça-feira, após uma agenda de sete dias de filmagem em que mais da metade do tempo foi gasto na floresta alienígena, um cenário criado com muita folhagem trazida para o palco de cenários temporários, com um casulo de aterrissagem Xindi colocado nele.

No último dia de filmagem, a equipe de produção deu à floresta uma aparência devastada, para representar os resultados dos esforços de descontaminação alienígenas. Houve também uma série de cavernas e túneis subterrâneos, uma reutilização de fachadas que vimos antes, mas algumas dessas tomadas terão efeitos ópticos inseridos depois, imagens que devem ser bem espetaculares, segundo o site oficial.

Nos cenários fixos, a enfermaria e a ponte tiveram a maioria das cenas, mas as filmagens também ocorreram num Shuttlepod, no novo Centro de Comando e em alguns corredores e aposentos da tripulação. A câmara de descontaminação também foi usada para prender um Malcolm Reed mutante por algum tempo.

E por falar nisso, Scott Bakula, Dominic Keating e Linda Park tiveram um sabor do que o colega de elenco John Billingsley sofre todos os dias, vindo mais cedo para se reportar para a maquiagem e ter sua face coberta com próteses. Eles gastaram cinco dos sete dias em vários estágios de mutação alienígena, que incluem “bexigas brilhantes” na garganta dos homens que estufavam quando eles “rosnavam”. Jolene Blalock também recebeu alguma maquiagem alienígena, mas a fisiologia Vulcana de seu personagem manteve a maioria das mutações sob controle.

Vários dublês também tiveram de usar maquiagem mutante para executar as cenas de ação mais pesadas exigidas pelo roteiro. Diamond Farnsworth e Dan McCann foram dublês do “Archer Alienígena”; Marty Murray tomou o lugar de Reed, Gail Monian fez uns poucos movimentos como Hoshi, e Boni Yanagisawa foi dublê de T’Pol. Kiante Elam (um veterano de “Jornada nas Estrelas: Insurreição”) interpretou o “Dublê de Humanóide Alienígena”, que na verdade era um Xindi-Preguiça mutante (aparentemente o piloto do casulo de aterrissagem) em uma cena. A equipe de dublês foi coordenada, como de costume, por Vince Deadrick Jr.

O elenco convidado tem Roger Cross como Tret, o líder do time de descontaminação alienígena. Cross é novo em Jornada, mas não ao gênero –ele esteve em “X2”, na minissérie de Sci-Fi “Taken” e nas séries de TV “Andromeda”, “Stargate SG-1” e “Arquivo-X”, entre outras. Daniel Dae Kim reprisa seu papel como o MACO Chang, do primeiro episódio da temporada.

Além do relato da produção, o site oficial também trouxe duas imagens de bastidores do episódio. Numa delas, podemos ver o diretor LeVar Burton com Jolene Blalock — que nos oferta a primeira visão de seu novo penteado, ligeiramente diferente e mais descontraído. A segunda traz um elemento de maquiagem do episódio.

 

 

Aliás, vale a pena uma visita ao Startrek.com — o site foi completamente reformado e parece agora ter finalmente se encontrado, tanto em termos visuais como em termos de conteúdo. Parada obrigatória para todo fã que se preze.