Na última pesquisa levantada pelo TB, perguntava-se ao internauta o que ele achava das mudanças significativas previstas para o terceiro ano de Enterprise, com a entrada da nave no espaço dos Xindi. Foram apurados 309 votos.
2,59% dos vistantes reponderam que não fará diferença alguma, já que não é isso que os atrai a Jornada.
Já 9,39% dos trekkers não estão gostando muito da notícia, pois, segundo eles, Enterprise caminha bem do jeito que está.
Outros 19,09% acham que a idéia é genial, porque proporcionará a tão esperada inovação no tom da franquia. A base do argumento é que equipe e elenco garantiram que elementos básicos batidos de Jornada nunca mais serão como antes.
Para 23,95% dos fãs, a idéia é interessante, mas nada sensacional. O grupo em questão pensa que se trata apenas de mais uma novidade corriqueira em Jornada, e não da tão discutida inovação.
Mas a maioria dos trekkers, 44,98%, desaprova completamente as mudanças que estão por vir. Para eles, tudo isso soa como a cartada final de Berman na reinvenção de Jornada, desmentindo e apagando o legado que Roddenberry deixou.
Logo, para o fã brasileiro, a “nova” Enterprise ainda está longe de ser a Jornada ideal, mesmo com as mais recentes promessas de Rick Berman. Contudo, vale a pena lembrar também que na enquete passada 48% dos 672 internautas gostariam que a série tenha sete temporadas completas, independentemente de que estúdio a produza, ou em que canal seja exibida.