Morre o criador da nave estelar Enterprise

Walter “Matt” Jefferies, o diretor de arte que projetou a USS Enterprise NCC-1701, nave-protagonista da Série Clássica, faleceu hoje pela manhã, aos 82 anos. A causa exata da morte não é conhecida no momento, mas sabia-se que Jefferies estava com câncer e recentemente havia recebido alta pelos médicos.

Vários dos artistas que trabalham hoje em Jornada nas Estrelas foram inspirados pela arte de Jefferies. “Matt era uma alma gentil. Ele colocou sua marca em tudo que fez, desde sua brilhante e clássica Enterprise”, disse Herman Zimmerman, hoje designer de produção de Enterprise. “A modéstia silenciosa de Matt Jefferies repousava na genialidade de seu trabalho, que trilhou o caminho para todos nós que tivemos sorte suficiente para seguir em seus grandes passos. Hoje, quase quatro décadas depois, a Enterprise original de Matt ainda se mantém como um design clássico. Vamos sentir muito a falta dele”, completou Michael Okuda, supervisor de arte de cenário e consultor técnico de Enterprise.

“Matt foi minha inspiração inicial para me tornar um artista em Hollywood. Ele me inspirou a trabalhar duro e não ter medo de sonhar os grandes sonhos. Poderia eu imaginar que eu iria conhecer Matt? Certamente. Essa parte não é tão impressionante. O que é realmente impressionante é descobrir que seu herói é tão mais do que você esperava. É uma dessas deliciosas raridades da vida que os cínicos te convenceram de que nunca acontecem, mas adivinhe? Acontece e aconteceu na forma desse maravilhoso, acolhedor e generoso ser humano”, disse Doug Drexler, ilustrador sênior de Enterprise.

“Sentimos sua falta, Matt… dói… muito. Mas quer saber de uma coisa? Na realidade você está bem aqui… no departamento de arte… todo dia… em cada caneta, lápis, pixel e batida do coração. Então daqui para frente viveremos um pouco mais ambiciosamente, um pouco mais apaixonadamente e um pouco mais amorosamente em seu nome. Arrepie, flyboy!”

Jefferies deixa sua esposa Mary Ann. O TB fez uma grande homenagem a Matt durante a comemoração dos 35 anos de Jornada, relatando os grandes feitos desse grande artista que marcou a estética da Série Clássica. Confira este material aqui.