Frota confirma Paramount na vinda de Nimoy

O fã-clube Frota Estelar Brasil enviou na manhã de hoje ao Trek Brasilis uma nota oficial a respeito da notícia “Paramount banca a vinda de Nimoy” que publicamos na última segunda-feira.

Apesar de confirmar que realmente a Paramount está envolvida na vinda do ator pagando suas despesas de viagem e estadia em São Paulo, fato este que foi divulgado na notícia do TB, o clube, através de seu assessor de imprensa Clóvis Furlanetto, fez ressalvas quanto a utilização de declarações suas a respeito da relação entre empresa e o fandom, e não da vinda do ator ao Brasil, no debate promovido pelo Trek Brasilis e ocorrido no último sábado à noite no SENAC de São Paulo.

A nota oficial enviada pela Frota Estelar Brasil segue abaixo, na íntegra.

“A Frota Estelar Brasil comunica que, em referência a matéria publicada pelo site Trek Brasilis em 07/07/03, suas relações com a empresa Paramount Pictures são as melhores possíveis. E estão trabalhando juntas para que o célebre ator Leonard Nimoy, o Sr. Spock de Jornada nas Estrelas, tenha a melhor impressão possível do país e do fã brasileiro.

Esclarece também que há meses está em negociações com o agente do citado ator e em contato de parceria com a Paramount. Como o acordo estava em fase final de fechamento não havia como divulgar tal informação antecipadamente. O clube arcará com cachê e a empresa com passagem e estadia, mas tudo em comum acordo entre as partes envolvidas, ou seja, Leonard Nimoy estará no Brasil participando de uma convenção da Frota e divulgando os novos lançamentos da Paramount, inclusive o DVD do filme 5 será disponibilizado durante o evento do clube.

A matéria comenta uma informação da assessoria de imprensa da empresa em questão, mas não cita o responsável por tal dado, em contrapartida a assessoria da Frota Estelar em momento algum da elaboração da referida matéria foi procurada sobre o assunto e nosso presidente desconhece qualquer tentativa de contato por parte do redator do texto. O Sr. Salvador Nogueira fez uso, no mínimo indevido e típico de uma imprensa sensacionalista, de parte de um trecho de um comentário do assessor de imprensa da Frota durante sua participação em evento realizado pelo SENAC no dia 04/07/03, que contou com uma mesa redonda sobre “O declínio da franquia de Jornada nas Estrelas”. Tema e debate promovidos pelo Trek Brasilis que teve a participação do próprio Nogueira e outros integrantes de clubes e sites que expressaram suas opiniões sobre o assunto direcionado. Informação completa omitida do texto, pois acabaria descaracterizando a utilização do comentário na matéria.

Ficamos surpresos com o teor da matéria, pois tal texto é um desrespeito ao trabalho realizado pelo fandom de ficção científica nacional e, claro, uma maneira de conseguir atenção de forma negativa e pejorativa. Sempre nos pareceu que o compromisso do Trek Brasilis seria com o fã de ficção fornecendo um site com notícias e informações apuradas de maneira clara e objetiva não fazendo uso do sensacionalismo que é a forma mais baixa de jornalismo. Mas também não podemos generalizar todos os seus colaboradores e articulistas pela falta de critérios na apuração dos fatos e compromisso com a verdade de apenas um de seus redatores. Infelizmente tal atitude se reflete no veículo como um todo.

Sem mais,

Clóvis Furlanetto – mtb 033.252
Assessor de Imprensa
Frota Press
Site : www.frotaestelar.com.br
e-mail : frotapress@frotaestelar.com.br”

A seguir, segue a resposta do jornalista Salvador Nogueira: A nota oficial da assessoria de imprensa da Frota Estelar Brasil confirma as informações relatadas pelo Trek Brasilis em 7 de julho, só fazendo por reforçar a credibilidade deste site. A proteção às fontes é um direito assegurado pela ética jornalística. As circunstâncias que envolveram as tentativas de contato com o presidente do fã-clube, Luiz Navarro, estão descritas na reportagem. As declarações do assessor Clóvis Furlanetto não estão dispostas fora do contexto, o que pode ser comprovado pelo depoimento de cerca de 30 testemunhas que estiveram presentes ao evento e pela gravação em áudio do debate realizada pelo Trek Brasilis.