Vários rostos familiares estarão de volta no episódio final do segundo ano de Enterprise. Klingons, Sulibans e a Guerra Fria Temporal são presenças confirmadas, segundo o último relato de produção da temporada fornecido pelo Startrek.com.
“The Expanse” está sendo descrito como o episódio mais ambicioso da série desde o piloto. Embora tenha sido feito totalmente dentro dos estúdios, o segmento tem a maior lista de cenários e elenco da série, perdendo apenas para “Broken Bow”.
Vários departamentos da série já estão partindo para uma folga de dez semanas até o início da próxima temporada. Os envolvidos na pós-produção, entretanto, inclusive a turma dos efeitos especiais, devem estar trabalhando até maio. Alguns atores devem ser chamados ocasionalmente para alguma fotografia de segunda unidade.
O escopo ambicioso do projeto já é visível desde o roteiro. Nele, uma sonda alienígena de origem desconhecida faz um ataque sobre a Terra, um que é tão devastador que obriga o almirante Forrest a chamar a Enterprise de volta. Durante a viagem para casa, Archer recebe a informação de que os responsáveis pelo ataque vêm de uma região do espaço conhecida como a Expansão Délfica. O embaixador Soval conta ao capitão que a região é notória por ocorrências bizarras, e poucas naves que entram nela saem novamente. A descrição faz Archer compará-la ao Triângulo das Bermudas. Acreditando que haverá um segundo ataque, Archer tenta convencer a Frota Estelar a deixá-lo levar a Enterprise à Expansão Délfica, para procurar esse misterioso inimigo novo.
Vaughn Armstrong e Gary Graham estão de volta, num episódio que destaca tanto os Sulibans quanto os Klingons. John Fleck está de volta como o líder Suliban Silik, e James Horan fará mais uma misteriosa aparição como o “Cara do Futuro”. Daniel Riordan fará mais uma aparição como o Klingon Duras, o mesmo que apareceu ontem em “Judgment”.
Outros atores convidados incluem Bruce Wright, como um médico Vulcano chamado Fer’at. Wight havia aparecido em Jornada antes, no episódio “Crossfire” (Deep Space Nine), como o Bajoriano Sarish Rez. Numa cena envolvendo o Alto Conselho Klingon, veremos Gary Bullock como um membro do conselho. Bullock já interpretou Goth, em “Rise” (Voyager). O Chanceler Klingon é interpretado por Dan Desmond, um ator diferente do que fez o papel em “Broken Bow”. Serena Scott Thomas (irmã de Kristin Scott Thomas) fará o papel de Rebecca, uma paixão do passado de Archer.
As filmagens terminaram no dia 8 de abril, após oito dias de trabalho (sem contar a fotografia de segunda unidade). Além dos cenários da Enterprise, foram montadas uma ponte Klingon, a câmara do Alto Conselho, uma ponte Vulcana, o escritório do almirante Forrest, um pod de inspeção, o interior da uma nave Suliban, a câmara temporal de Silik e o hangar da Frota Estelar (primeiro visto em “First Flight”), onde Archer poderá ver destroços produzidos pelo ataque da sonda.
Os destroços, aliás, são de verdade –ferro velho de aeronaves trazido de um depósito ao norte de Los Angeles. Uma tomada “externa” foi feita num palco em que dois dos personagens principais inspecionam a destruição em primeira mão — que, é claro, irá incorporar efeitos ópticos na pós-produção. Uma tomada verdadeiramente externa, mas ainda nas dependências da Paramount, aconteceu na cidade cenográfica de Nova York, transformada na Chinatown de San Francisco para que Archer pudesse encontrar Rebecca num restaurante. Outra seção da porção externa do estúdio foi usada para mostrar o exterior do Quartel-General da Frota Estelar.
“The Expanse” foi escrito por Rick Berman e Brannon Braga, com direção de Allan Kroeker.