O 50º episódio de Enterprise acabou de ser filmado nos EUA, sob a direção de LeVar Burton (Geordi La Forge), e o Startrek.com trouxe um relato da produção, intitulada “First Flight”.
A história é fortemente inspirada em “Os Eleitos”, filme de 1983 sobre os sete pioneiros astronautas americanos. A tripulação da Enterprise descobre o que parece ser uma nebulosa de matéria escura e, quando eles começam a investigar, Archer recebe a notícia do almirante Forrest de que um velho colega dele, A.G. Robinson, morreu num acidente. Durante uma missão de shuttlepod dentro da nebulosa, Archer conta a T’Pol sobre como ele competiu com Robinson pelo “primeiro vôo” –a tentativa de quebrar a barreira da Dobra Dois.
A maioria do episódio é feita em flashback, mostrando os dias do Programa de Teste NX, em que Archer era um comandante, Forrest (Vaughn Armstrong) era um comodoro e Trip Tucker era um tenente trabalhando na equipe de engenharia liderada pelo capitão Jefferies (uma homenagem a Matt Jefferies, designer que criou o modelo da Enterprise original nos anos 1960).
Vamos ver alguns dos veículos de teste pós-Phoenix e pré-Enterprise, e as instalações em que esses primeiros pilotos de dobra trabalhavam. Também teremos a chance de conhecer um pequeno bar em Mill Valley onde todos os oficiais da Frota costumavam ir, com uma garçonete pela qual tanto Malcolm Reed quanto Tucker estiveram apaixonados.
Keith Carradine interpreta A.G. Robinson, o rival de Archer. Ele é um ator popular com um longo currículo em TV e cinema (e também é músico e até ganhou um Oscar por uma canção em 1976). Keith é filho da lenda do cinema de terror John Carradine e meio-irmão da estrela de Kung Fu David Carradine). Para Armstrong, essa foi a mais subtancial apresentação de seu personagem na série, trabalhando em cinco dos sete dias de filmagem.
A produção do episódio começou no dia 10 de março, com cenas simples no shuttlepod entre Scott Bakula e Jolene Blalock. A maioria do elenco estava ainda envolvido em filmagens de segunda unidade de episódios anteriores, como “Horizon” e “Regeneration”.
O segundo dia de filmagem concluiu as cenas “atuais” na ponte e na baía de lançamentos. O resto do trabalho foi nas cenas de flashback. Uma cápsula espacial impressionante foi construída e serviu como nave de teste, vista no cenário do hangar da NX. O cockpit era na verdade um cenário em separado, em que Carradine e Bakula se alternaram, sendo obrigados a sacudir um bocado para as cenas e cercados por uma “tela verde”, que seria substituída mais tarde por efeitos especiais.
Outros cenários para o episódio incluíram o 602 Club e o Controle da Missão NX. A fotografia principal acabou anteontem, dia 18 de março.
Entre os atores convidados estavam três tripulantes do porta-aviões USS Enterprise CVN-65, selecionados pela Marinha americana como os “Marinheiros do Ano”. No que se tornou uma tradição anual, os homenageados vieram à Paramount para fazer parte do universo de Jornada nas Estrelas — mas neste ano, em vez de interpretar tripulantes da Enterprise, eles vão aparecer nas cenas de fundo do Controle da Missão NX como um técnico (James D. Frey), uma senadora (Kathleen J. Grant) e um adido da senadora (Thomas P. Hunt).
Essas cenas foram filmadas na segunda-feira, 17 de março, e durante o dia a equipe e o elenco fizeram uma pausa para que os marinheiros dessem a Bakula, Burton e Connor Trinneer uma bandeira americana que esteve no porta-aviões no começo do mês, em agradecimento pelo apoio e encorajamento que a equipe da série tem dado aos tripulantes do verdadeiro Enterprise.
Outros atores convidados incluem os veteranos de Jornada Michael Canavan, como um consultor Vulcano, e Victor Bevine, como controlador de vôo. Canavan já interpretou o terrorista Maquis Tamal, em “Defiant” (Deep Space Nine), e Curneth em “Unforgettable” (Voyager). Bevine foi o Bajoriano Belar, em “Things Past” (DS9), um guarda de segurança em “Pathfinder” (Voyager) e um guarda no filme “Primeiro Contato”.
Esse é o quarto episódio de Burton em Enterprise, o segundo desta temporada. O ator/diretor tem experiência com episódios-marco — ele dirigiu o 100º episódio de Voyager, “Timeless”.
“First Flight” foi escrito por John Shiban & Chris Black, e deve ser exibido em 14 de maio nos EUA.