O Startrek.com, site oficial de Jornada nas Estrelas trouxe um novo relato de produção de Enterprise, desta vez reportando a conclusão das filmagens de “Regeneration”, o primeiro episódio Borg da nova série. Além dos célebres alienígenas, o segmento terá como destaque a esposa do ator John Billingsley como uma das atrizes convidadas.
O episódio aproveita uma deixa oferecida no filme “Primeiro Contato”, em que Picard e cia. voltam no tempo até 2063 para impedir que os Borgs assimilem a Terra. Em órbita, a Enterprise-E destrói uma esfera dos alienígenas cibernéticos e o futuro é eventualmente salvo — mas o que aconteceu com os destroços da nave?
“Regeneration” parte da premissa de que alguns deles caíram no Ártico, para serem descobertos em 2152 por uma equipe de cientistas, juntamente com dois cadáveres das criaturas. Acontece que eles não são realmente cadáveres — uma vez que são descongelados, eles voltam à vida e colocam suas nanossondas para trabalhar. Eles assimilam os cientistas e sequestram a nave de transporte, modificando-a para operar em alta velocidade de dobra. É aí que a NX-01 entra — o capitão Archer é ordenado a perseguir a nave, descobrindo como são perigosos esses misteriosos alienígenas.
Bonita Friedericy, a mulher de Billingsley, interpreta Rooney, uma pesquisadora que acaba assimilada. A atriz já apareceu antes em séries dramáticas como “Buffy” e “Boston Public” e em comédias como “Mad About You” e “Becker”, além de ter uma carreira sólida no teatro.
Alcovas de regeneração e outros artefatos Borgs reapareceram nos estúdios durante as duas últimas semanas após quase dois anos sem serem usados, e pessoas em figurinos Borgs foram mais uma vez vistas andando entre os trailers de maquiagem e os palcos de filmagem. Alguns cenários grandes foram construídos para mostrar a nave de transporte “assimilada”, assim como a estação de pesquisa ártica e suas redondezas. Um bocado de gelo e neve falsos foram usadas para o terreno glacial, em que o campo de destroços é descoberto.
Os destroços eles mesmos incluem algumas peças de estúdio recicladas — um fragmento semi-elíptico da nave que você verá no episódio é na verdade a seção-disco de um modelo da Enterprise-E usado nos filmes!
A produção começou na quinta-feira, 27 de fevereiro, com cenas na ponte e em outros cenários da nave com o elenco principal. Na segunda e na terça, a maioria da ação ocorreu na enfermaria, onde Phlox lidou com dois Tarkaleanos que tiveram seu próprio encontro infeliz com os Borgs fugitivos (tristemente, Billingsley e Friedericy não tiveram cenas juntos, e nem trabalharam nos mesmos dias).
Na quarta a produção mudou para os cenários do módulo de habitação/laboratório de pesquisa e o elenco convidado assumiu o controle, incluindo os dois Borgs iniciais. Na quinta, as cenas exteriores do ambiente glacial foram filmadas, naquele mesmo estúdio. Naquele dia Vaughn Armstrong e Jim Fitzpatrick voltaram a trabalhar como o almirante Forrest e o comandante Williams, respectivamente, primeiro para filmar uma cena no escritório de Forrest, depois para visitar o Ártico.
A fotografia principal foi concluída na sexta-feira passada, com cenas na nave de transporte “assimilada” que contaram com Scott Bakula (Archer), Dominic Keating (Reed) e vários Borgs-dublês. Mas a fotografia de segunda unidade continuou durante a segunda-feira, embora o episódio seguinte, dirigido por LeVar Burton e chamado “First Flight”, já tivesse iniciado sua filmagem.
“Regeneration” foi escrito pela dupla Michael Sussman & Phyllis Strong e deve ser exibido no dia 7 de maio, nos EUA, com direção de David Livingston.
Aproveitando a ocasião, o Startrek.com divulgou a lista de datas de exibição dos últimos inéditos da segunda temporada, com uma surpresa: dois episódios seguidos na última semana. Como Rick Berman já declarou que teremos um cliff-hanger ao final da temporada, talvez os produtores estejam preparando um episódio triplo da série — o que viria bem a calhar!
Confira abaixo a programação completa:
02 de abril – “The Crossing”
09 de abril – “Judgment”
16 de abril – “Horizon”
23 de abril – “The Breach”
30 de abril – “Cogenitor”
07 de maio – “Regeneration”
14 de maio – “First Flight”
21 de maio – Episódios 51 (dirigido por Roxann Dawson) e 52 (dirigido por Allan Kroeker)