O produtor Fred Freiberger faleceu no último domingo, em sua casa em Bel-Air, EUA. Ele tinha 88 anos. A informação foi divulgada pelo Startrek.com, site oficial de Jornada nas Estrelas.
A carreira de Freiberger durou quase quatro décadas, abrangendo produção e roteirização para TV e cinema. Seus créditos incluem clássicos como “The Beast from the 20,000 Fathoms” e “The Beginning of the End”. Seu trabalho em televisão inclui as lendárias séries “The Six Million Dollar Man”, “The Wild Wild West” e, é claro, a série original de Jornada nas Estrelas, em que serviu como produtor durante a terceira temporada.
“Eu conhecia Fred há muitos, muitos anos, até antes de Jornada nas Estrelas”, disse Leonard Nimoy (Spock). “Eu conheci Fred nos anos 50 e ele era um gentleman e um homem gentil.”
Antes de sua carreira no cinema e na TV, Freiberger foi combatente na Inglaterra com a 8ª Força Aérea durante a Segunda Guerra Mundial. Ele passou 22 meses em um campo de prisioneiros de guerra depois de ser derrubado sobre a Alemanha. Depois da guerra, foi para Hollywood e se tornou um publicitário de filmes. Uma greve em Hollywood o levou à carreira de roteirista.
Freiberger deixa sua esposa Shirley, uma filha, um filho, uma afilhada e dois netos.