Os números relativos à primeira quinzena de fevereiro apontam para um declínio dramático nos índices de audiência da United Paramount Network, o canal da Viacom que exibe Enterprise nos Estados Unidos.
Segundo Marc Berman, do site MediaWeek, o canal perdeu 23% de seu público desde fevereiro de 2002. A NBC foi a única outra rede americana a registrar queda semelhante, tendo perdido 13% dos telespectadores no mesmo período. O concorrente mais próximo, Warner Bros., viu um crescimento de 19%, enquanto a ABC e Fox conseguiram aumentar em 27% e 22%, respectivamente, o seu público. Quanto à CBS, o crescimento foi de 18%.
A UPN também registrou a perda de 20% do contingente demográfico composto por homens entre 18 e 49 anos – o principal alvo do canal. Especialistas atribuem a crise ao fraco desempenho de séries como Buffy: A Caça-Vampiros e Enterprise, os carros-chefe da programação. Em fevereiro de 2002, os episódios de Buffy estavam entre os três programas mais assistidos. Já em 2003, o seriado caiu para a quinta posição, com uma perda de 27% dos telespectadores. O caso de Enterprise é muito parecido. “Stigma” viu um declínio de 24% nos índices de audiência, em comparação com “Shadows of P’Jem”, do ano passado.
Embora os números em questão sejam relativos apenas a fevereiro, vale lembrar que este é um período crucial para as emissoras dos Estados Unidos, já que tais projeções ditam os custos com publicidade para o ano todo. Os executivos da UPN precisam, portanto, buscar uma saída para a situação até o fim do mês.
Contudo, enquanto isso não é resolvido, a UPN toma medidas mais imediatas. A rede anunciou o fim da programação da Disney voltada para as crianças, que, durante três anos, preencheu 12 horas semanais na grade do canal. Entre os programas que saem do ar: Digimon, Legend of Tarzan e Recess. Apesar de ter considerado uma programação alternativa para crianças, a UPN decidiu liberar o horário para as afiliadas transmitirem seus programas locais.
Em janeiro, a rede havia anunciado uma perda recorde nos lucros e que a sua sobrevivência dependeria de uma renegociação com a Fox (leia aqui a história original).
Fontes: Trektoday e Yahoo! News