Enquanto os fãs brasileiros começam a se aquecer para a estréia de “Nêmesis” no país, Rick Berman começa a se explicar sobre o fracasso da bilheteria americana do filme. O produtor admite que o futuro dos filmes da franquia é incerto. “Não há meio de dizer o que aconteceu”, disse Berman ao Sci-Fi Wire. “Estou convencido de que fizemos um filme muito bom, e também estou convencido de que o filme foi promovido adequadamente.”
“Eu achei os trailers e os comerciais de TV todos excelentes. É fácil pôr a culpa nessas coisas, mas eu não acho que possamos neste caso. Eu acho que a competição de outros filmes pode ter tido alguma responsabilidade, mas não posso estar certo disso também. É muito, muito difícil dizer.”
O produtor está desapontado. “Claro, você quer que um filme vá bem”, ele disse. “Você trabalha por um bom tempo, e você trabalha por um bom tempo, e se não vai bem não é legal.”
Berman conclui dizendo que não sabe qual será o futuro para a franquia de filmes de Jornada. “Há uma teoria de que passou muito tempo [entre “Insurreição” e “Nêmesis”]. Há outra teoria de que não passou tempo suficiente. Eu, junto com o pessoal da Paramount, preciso de alguns meses de perspectiva pensando sobre isso para então decidir sobre qual é a melhor coisa a fazer a seguir. Eu não acho que isso seja como cair de um cavalo, e você quer saltar logo de volta para ele. Mas veremos.”