A última Reunião Trekker RJ:
O objetivo original da Reunião era exibir, de todo o material de Jornada não disponível no Brasil por meios oficiais, os melhores segmentos. Tal objetivo foi plenamente realizado, pois os mais de 160 episódios inéditos exibidos na Reunião englobam (juntamente com o que já estava disponível no começo de suas atividades) o melhor que a marca já produziu.
A Reunião sempre primou pela completa informalidade, por desmistificar o acesso à informação e ao material de Jornada e por estimular a colaboração dos participantes. De fato muitos deles se tornaram tão importantes para sua existência quanto o seu identificável organizador. A Reunião “sem nome” adquiriu personalidade própria.
Ao aproximar-se da conclusão do seu objetivo original a Reunião se aproximava naturalmente também do seu fim. A compra da série Enterprise pelo canal AXN foi o sinal definitivo.
Adicionando a isto um grande número de “sinais pessoais” (apontando sempre para um espécie de “fim de ciclo” e cujos detalhes não cabem aqui discutir), a conclusão das atividades da Reunião se tornou absolutamente lógica.
Em um primeiro momento encerrar as atividades da Reunião com três eventos seguidos (em agosto, setembro e outubro passados) com episódios já exibidos, porém escolhidos a dedo e legendados em Português parecia uma boa idéia, com a Reunião terminando no seu quarto aniversário (edição, aliás, que se tornou à favorita deste organizador por inúmeras razões).
Foi Cláudio Silveira que insistiu para que a Reunião se estendesse até janeiro de 2003 devido à proximidade com a estréia nacional de Nemesis. A coincidência com os 10 anos de DS9 e com o aniversário do organizador ajudou a vender tal idéia.
Prosseguindo com a aparentemente interminável cadeia de coincidências (neste caso uma bastante trágica) que este evento sempre teimou em formar durante a sua existência, a homenagem do seu último dia foi para a tripulação da Columbia.
Este evento mensal (inspirado no trabalho do JETCOM) se encerra com a esperança de que os episódios exibidos e as fitas sorteadas inspirem outros a tomar iniciativas similares no futuro. Encerra-se também com os melhores votos para todos os organizadores de eventos de fãs em todo o Brasil.
Este organizador permanece como editor deste Site e aqui permanecerá até ajudar a terminar o trabalho que ajudou um dia a começar. Até as luzes se apagarem. E tomará todos os cuidados para que quando “as luzes se apagarem” muitos ainda estarem pedindo para que elas permaneçam acesas.
Programação detalhada da Reunião de despedida:
(A Reunião começou praticamente na hora marcada – talvez a primeira vez em toda a sua existência – e os cerca de quarenta participantes deixaram a Igreja ao cair da noite com o término do encontro.)
O primeiro bloco da última Reunião envolveu uma extensa coleção de variedades associadas de alguma forma a Jornada, em sua imensa maioria com uma intenção cômica. Com duração de mais de duas horas e meia. Tal bloco foi dividido em três partes consecutivas e praticamente sem intervalos entre si:
Paródias “sérias”: Com a exibição do filme “Pus In Boots” (baseado na tira de quadrinhos virtual Sev Trek, com trilha sonora do músico brasileiro e personalidade da comunidade Trekker nacional, Marcos Kleine) legendado em Português. Em seguida tivemos um clipe de uma banda de Rock (de nome desconhecido para a organização) com cenas do filme “Pus In Boots” ao fundo. Continuando com um anúncio do que seria exibido no decorrer do dia tendo como base à cena inicial de Garak em DS9 em “Past Prologue”. Em seguida foi exibido o episódio “Where No Fan Has Gone Before” da série “Futurama”, uma homenagem a Série Clássica de Jornada Nas Estrelas, também com legendas em Português.
“Rebu na Zona”: Clipe promocional oficial do lançamento dos DVDs de DS9 em 2003, a famosa cena do “pára-quedismo orbital” de Kirk (cortada do filme “Generations”), uma rápida (felizmente) aparição de Bill Gates como Borg, um clipe original para a música “Never Trust A Klingon” da banda S.P.O.C.K. (contendo inúmeras imagens de Klingons de diversas épocas e séries), uma seqüência em CGI (material próprio do autor, um certo “Miles O’Brien”) envolvendo o combate de várias naves de diferentes Franquias (um cruzador imperial de “Star Wars”, um cruzador terrestre de “Babylon 5”, a nave Excalibur da série “Crusade” e a Voyager também – tudo embalado ao som do Metallica com “Blitzkrieg”), uma infame participação de Jeri Ryan na série “Dilbert” (como um despertador modelo Seven Of Nine), trechos de um episódio da série “Seinfeld” com inspiração em Jornada e trechos do programa “Saturday Night Live” com a participação do ator Patrick Stewart como convidado. A maior parte deste material estava legendado em Português.
Trash Trek: contendo alguns aspectos particularmente “toscos” da Franquia de Jornada Nas Estrelas e afins. Já começa bem tendo como abertura à “memorável” cena “da explosão de Remmick” em “Conspiracy”. Seque com um sonho da dupla Beavis & Butthead, um absurdo combate entre as Enterprises de Kirk e Picard (via edição de episódios) e um não menos bizarro Rap cantado por William Shatner (do filme “Free Enterprise”). Além de Bloopers da Série Clássica, da primeira temporada de A Nova Geração e do programa especial “The Ultimate Trek”. Continuamos com um “tributo” original a Vulcana de Enterprise com o “sexy”: “La Femme T’Pol”. Picard segue soltando a franga com uma infame “música do alfabeto”. Jaqueline Tergolina (participante assídua das reuniões) solta a voz em uma paródia a acena de abertura do episódio “Tinker, Tenor, Doctor, Spy”. E por último, cenas “escolhidas a dedo” de episódios “memoráveis” como: “Masks”, “A Night In Sickbay”, “Cost Of Living”, “Rascals”, “Plato’s Stepchildren”, “The Way To Eden”, “Threshold” (um “clássico do gênero”) e “Movie Along Home”.
O segundo bloco da Reunião se apresentou com uma grande homenagem à série Deep Space Nine com duas horas de duração. Foi exibido o episódio “In The Cards” (discutivelmente a melhor e mais humana comédia da história de Jornada). Em seguida foi exibido um formal tributo à série pelos seus dez anos, com uma montagem de cenas, mostrando todo o desenvolvimento do personagem Garak (interpretando a história da saga de Terok Nor como a história pessoal de Elim Garak). Da primeira até a última cena do personagem na série, capturando todas as nuances do Cardassiano e os elementos que compuseram a sua comovente e profunda tragédia pessoal.
Após a exibição destes dois grandes blocos, a palavra foi aberta para quem quisesse falar a respeito do término da Reunião. Oswaldo Molarino, Cláudio Silveira e Luiz Carlos “Chacal” (único presente a todos os encontros e que literalmente apagou as luzes desta reunião de despedida) se pronunciaram, sendo por duas vezes aplaudidos pela audiência. Foi exibida a seqüência de encerramento (como descrita abaixo e que dura cerca de nove minutos). Luiz Castanheira disse as suas últimas palavras e a audiência cantou “Parabéns Pra você” pelos 34 anos do organizador.
A seqüência de encerramento se inicia, prestando tributo aos responsáveis pelo melhor da Franquia de Jornada Nas Estrelas, responsáveis neste sentido pela própria existência da Reunião Trekker RJ
“Para Gene L. Coon (In Memorian), Nicholas Meyer, Michael Piller e Ira Steven Behr. Os ‘heróis esquecidos’ de Jornada.”
Em seguida temos uma breve cena do episódio “Rapture” de DS9 que discute a “fé” (para estabelecer o tema da canção a ser ouvida sem seguida). Worf diz que sem ela: “…não pode haver vitória”. Kira diz que ela é tudo na vida.
Continuando temos um clipe musical em que a música “Believe” da banda Savatage toca enquanto são exibidas as imagens das fotos dos quatro aniversários da Reunião, ao final se misturam a estas as figuras dos elencos de personagens das cinco séries de Jornada. Particularmente bonita é a transição entre a imagem do elenco de DS9 e uma foto do quarto aniversário da Reunião, a última a ser mostrada. Um BELIEVE gigante enche a tela e encerra o clipe.
Os créditos de encerramento “rolaram” ao som da música “Sign Off” do sexto filme de Jornada para o Cinema.
REUNIÃO TREKKER RJ 1998-2003
INSPIRAÇÃO – “NÃO SE PODE DESTRUIR UMA IDÉIA” – BJO TRIMBLE (Pioneira do movimento Trekker) e JETCOM (Cristina Nastasi, Anna Luisa Araújo, Isabel Grau, Cristina Segnin,…)
ORGANIZAÇÃO – Igreja Presbiteriana de Ramos, Oswaldo Molarino, Cláudio Silveira e Ricardo Meirelles
SUPORTE – “DEIXE-ME AJUDAR” – MÉIER BORG NET – Luiz Carlos “Chacal”, Alfredo “Alf”, Fábio “Fabão”, Daniel Cassús,…
AGRADECIMENTOS:
Trek Brasilis, Salvador Nogueira, Fernando Penteriche, Luiz Castanheira, Daniel Sasaki, Mariana Pedroso, Fernando Rodrigues, Luiz Felipe, Gustavo Leão, Susana Lopes de Alexandria, Carlos Santos, Paulo Maffia,…, Membros do Fórum do Trek Brasilis, Alexandre Bortuluci & Karina Soares,…, Orgânia, José Guilherme, Fabiano,…, Portal Jornada Nas Estrelas Brasil & Fórum, Felipe Pereira Anderson, Leandro Martins Pinto,…, Trek Dia Feliz, Ralph Furtado,…, FFESP, Marcos “Sabok”, Paulo Mazarelo,…, Frota Estelar Brasil,… Eduardo Cassús, Zaíra Freitag, Jaqueline & Juliana, Luciana & Lucas, Leandro, Ana Beatriz, ‘Dona’ Nair, Carlos ‘Cacá’, Edilene, Marcelo, Carmem, Andréa, João Carlos, Carlos José, Fábio Ramos, Gilson, Moysés, Valter, Clóvis, Gabriel, Alberto,…
(…)
“Quando você irá retornar?”
“É difícil dizer. Tempo não existe aqui. Pode ser daqui a um ano. Pode ser ontem. Mas eu retornarei.”
“Eu estarei esperando.”
“Descanse agora, irmão Benny. Você entrou no caminho dos profetas. Não existe maior glória.”
“Diga-me, por favor… quem sou eu?”
“Você não sabe?”
“Me diga.”
“Você é o sonho e o sonhador.”
“Mesmo nos momentos mais sombrios, você sempre poderá encontrar algo que o fará sorrir.”
“Você ainda tem tempo para fazer uma melhor vida para você — me prometa que você irá fazer isso.”
“Para o meu pai–que está indo pra casa.”
“Obrigado por tudo”.
(…)
“Remember…” (Com a voz de Spock de “A Ira de Khan”)