O TrekToday e o TrekWeb obtiveram as primeiras informações sobre o episódio 19 da segunda temporada de Enterprise, “Judgment”. Será a volta dos Klingons à série, cheia de menções honrosas (ou não, dependendo do ponto de vista) à Nova Geração.
O principal personagem envolvido no episódio chama-se Duras, que era o comandante do Cruzador de Batalha Bortas até ser rebaixado. O nome é familiar aos fãs de A Nova Geração — Duras esteve envolvido na conspiração que incriminou o pai de Worf, Mogh, como um traidor do Império. Duras atacou e matou a paixão de Worf, K’Ehleyr, antes de ser morto pelo oficial da Frota. O nome da nave também é familiar: Bortas, que significa ‘vingança’ em Klingon, era o nome da nave de Gowron durante a Guerra Civil Klingon.
Em “Judgment”, esse Duras do século 22 é chamado a testemunhar numa audiência, onde ele reconta como falhou em sua missão e perdeu seu comando. Duras conta ao promotor, Orak, que ele foi ordenado a recapturar um grupo de rebeldes da colônia Arin’sen. Num flashback, Duras lembra como chegou à colônia, apenas para descobrir a nave de carga dos rebeldes atracada a outra nave pouco familiar — a Enterprise.
Pouco impressionado com os armamentos da NX-01, Duras é agressivo quando Archer abre comunicações. O capitão da Enterprise diz que não sabe nada sobre rebeldes — apenas que eles pediram ajuda — e se recusa a entregá-los aos Klingons.
Mais adiante, no episódio, Archer é chamado e conta sua história. O capitão da NX-01 relembra como recebeu um pedido de socorro de uma nave no sistema Donatu. No flashback, Archer fala com um homem chamado Asahf, que diz que os Arin’sen estão tentando escapar do controle Klingon. Asahf fala do desespero de seu povo, contando a Archer que os Klingons têm roubado os recursos de seu mundo. Neste ponto, Duras entra em cena…
O episódio deve ir ao ar em abril, nos EUA.