Enfim chegou o esperado dia da estréia de Jornada nas Estrelas Nemesis nos Estados Unidos. As críticas começam a surgir e dois respeitados jornais norte-americanos, o “The New York Times” e o “Los Angeles Times” aprovaram a nova aventura.
O NY Times disse em seu review que o filme continua com o tradicional “otimismo dos anos 60” da fraquia. O crítico Stephen Holden começa seu texto pedindo uma pequena salva de palmas para a boa, velha e confiável Jornada nas Estrelas e continua dizendo que o novo segmento traz o que a série tem de melhor. O crítico também ficou impressionado com a batalha final do filme.
O jornal da costa oeste, LA Times, através de seu crítico Kenneth Turan disse que “sempre resistente e confiável a equipe da USS Enterprise nunca hesitou em seguir em frente sem se importar com os obstáculos e, no novo Jornada nas Estrelas Nemesis, mais uma vez se aventura em território inexplorado”.
Turan gostou do vilão Shinzon de Tom Hardy, dizendo que “é muito atrevido e sua história de fundo dá ao filme o vilão mais insinuante desde a Rainha Borg de Alice Krige”.
E as impressões do NY Times são ratificadas aqui. “É sobre o velho modo da ficção-científica, que não vemos mais, com questionamentos sobre a natureza da identidade própria e questões como ‘pode o eco derrotar a voz?’, algo que, depois de tomar muita cafeína, pode tornar-se profundo. São temas como esses que tornaram a Jornada de Gene Roddenberry um fenômeno.”
O “Chicago Tribune” deu ao filme 2 1/2 estrelas (sendo 4 o máximo) e disse que é facilmente superior ao anterior, Insurreição. O crítico do periódico gostou da relação pai e filho de Picard e seu clone Shinzon e elogiou a atuação de ambos. Ainda disse que o filme tem a carga emocional muito próxima de Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan e teceu elogios aos efeitos-especiais e sequências de ação.
Fonte: TrekWeb