Site traz relato da produção de “Cease Fire”

Quando quase todo mundo se esqueceu de que Enterprise estava em produção, por conta da estréia de “Nemesis” nos EUA (que ocorre na sexta-feira que vem), o site oficial apresentou mais um de seus relatos de produção da série, contando como foram as filmagens do último episódio, “Cease Fire”.

O episódio, que já trazia a volta dos Andorianos e de seu líder Shran (interpretado pelo veterando Jeffrey Combs), agora marcará por várias estréias na cultura dos azuizinhos. Além de mostrar as primeiras naves dessa civilização, também vai promover a aparição da primeira Andoriana na história de Jornada nas Estrelas.

Para a tarefa histórica, os produtores escalaram ninguém menos que Suzie Plakson, atriz que já ficou famosa em A Nova Geração interpretando a primeira mulher de Worf, K’Ehleyr. Ela também já interpretou a Vulcana Selar, em A Nova Geração, e uma Q, em Voyager.

O episódio também marcou as voltas de Gary Graham e Vaughn Armstrong a Enterprise. O primeiro interpreta o embaixador Soval e o segundo, o almirante Forrest.

A história de “Cease Fire” segue os eventos vistos em “The Andorian Incident” e “Shadows of P’Jem”. Confira a sinopse oficial:

Um conflito militar surge entre os Vulcanos e os Andorianos por um pequeno planeta terraformado que os dois declaram sua posse. No meio da escaramuça, os Vulcanos anunciam seu desejo de discutir os termos de um cessar-fogo, mas o oficial da Guarda Imperial Shran acredita que o único em quem pode confiar para mediar essa negociação é Jonathan Archer, de modo que o capitão e sua nave são chamados à disputa.

Plakson interpreta Tarah, uma indignada e passional oficial da Guarda Imperial sob o comando de Shran. Mas quem está feliz mesmo é Graham: esse novo episódio se tornou o maior papel de Soval em Enterprise. O ator trabalhou em cinco dos sete dias da produção.

As filmagens começaram em 21 de novembro, com cenas em um shuttlepod entre Graham, Scott Bakula (Archer) e Jolene Blalock (T’Pol), que envolveram o uso de explosões pela equipe pirotécnica.

Armstrong teve apenas uma cena, que ele filmou logo pela manhã do dia 22. Logo depois foram filmadas sequências na ponte, envolvendo Connor Trinneer, como Trip Tucker, no comando temporário da nave, lidando com um adido militar Vulcano chamado Muroc (interpretado por John Balma) na tela principal. Essas tomadas da tela também foram filmadas no dia 22, no cenário da nave Vulcana.

Combs veio trabalhar no dia 25, uma segunda-feira, para cenas na sala de conferência da nave, com Bakula, Graham, Blalock e Balma. Na terça-feira, 26, toda a ação se transferiu para os cenários temporários, onde ficou até o final. Os dois principais cenários do episódio foram o “Prédio Bombardeado” e o “Acampamento Dizimado”, além de outros representativos do território em disputa.

Plakson passou a sexta-feira anterior trabalhando em testes de maquiagem, mas ela só apareceu para filmar mesmo no dia 26. Combs e Plakson não estiveram sozinhos para fazer seus papéis — eles eram o tempo todo acompanhados pelos titereiros que davam vida a suas antenas Andorianas. Paul Elliot era o “Titereiro de Shran”, John Fifer era o “Titereiro de Tarah” e Don Coleman era o geral “titereiro de utilidade”. Outras pessoas no set incluíam Zane Cassidy como um figurante Andoriano, Katie Rowe como dublê de Plakson e o coordenador de dublês Vince Deadrick Jr.

Claro, as filmagens foram interrompidas por dois dias para que o elenco e a equipe pudessem passar o Dia de Ação de Graças na Terra. As coisas voltaram a funcionar na segunda-feira, dia 2, e terminaram no dia seguinte, 3 de dezembro.

“Cease Fire” foi escrito pelo co-produtor-executivo Chris Black e dirigido por David Straiton. Black havia antes escrito “Carbon Creek” e “Singularity”, além de alguns episódios do primeiro ano. Straiton dirigiu “Vanishing Point”, “A Night in Sickbay” e “Desert Crossing”. Esse episódio deve ir ao ar em 12 de fevereiro de 2003.