A revista TV Guide traz esta semana quatro capas diferentes de “Star Trek – Nemesis”, décima produção de Jornada para cinema, que estréia ainda este mês nos Estados Unidos. Em entrevista, Patrick Stewart fala sobre cenas que foram cortadas do filme, algumas das quais ele considerou “perdas lamentáveis”.
“Havia uma cena muito boa que vinha depois do casamento que eu realmente lamento não ter ido para o filme. A cerimônia termina e Data e Picard estão sozinhos na cabine de Picard. Eu abro uma garrafa de Chateau Picard, tomamos um copo, e é disso que conversamos. Também no casamento descobrimos que Beverly Crusher assumirá a Medicina da Frota Estelar. Data será o novo prmeiro-oficial, e ele está falando sobre o porquê dessas coisas serem importantes para os humanos, por que tem que marcá-las dessa forma? Então eu falo de ritos de passagem, e como tudo o que temos é importante, mas que a mudança é vital para o desenvolvimento dos indivíduos. Mas tudo isso foi cortado do filme, o que é uma vergonha porque aquela cena teria tido uma ressonância extraordinária no fim do filme. Cortá-la não o danificou, mas ela enfatizava um dos temas do filme mais fortemente, e deixava muito claro que essa tripulação era uma família – mas, como em toda família, chega um ponto em que as pessoas se separam e as conexões ou são quebradas ou se tornam exageradas. E nesse sentido, [Nemesis] me parece um filme muito maduro”.
Patrick Stewart, que há quinze anos vem interpretando o capitão Jean-Luc Picard, também disse que Rick Berman e o diretor Stuart Baird insistiram para que o passo do filme fosse apressado. “Eu sinto uma tristeza pessoal, porque [a cena] falava tanto do relacionamento Picard-Data e realmente acho que ela teria rendido ótimos dividendos no fim das contas. Acho que Rick [Berman] e Stuart sentiram que a história precisava prosseguir, que precisávamos entrar na história. Eu adoro atuar com Brent [Spiner, Data] e nessa cena eles não estavam fazendo tecnobaboseira, não estava acontecendo uma crise, estávamos apenas sentados tomando vinho e falando sobre como se guarda os momentos importantes da vida e o que isso significa”.
A notícia completa pode ser encontrada aqui, no site Trekweb. As quatro capas, você confere no TB: