Andorianos voltam em “despedida” de T’Pol

"Shadows of P'Jem"
("Shadows of P'Jem")
Enterprise
1ª temporada
Episódio 014
Exibição nos EUA: 06/02/2002
Data Estelar: desconhecida.

sexta, 21h; sábado, 3h; domingo, 15h; segunda, 14h


Sinopse:

Quando T'Pol recebe ordem de seus superiores para deixar a Enterprise, ela parte para uma última missão com Archer ao planeta Coridan. Após ser tomada, junto com o capitão, como refém de terroristas, ambos encontram-se mais uma vez com os voláteis Andorianos comandados por Shran.


Notas:

- O roteirista e consultor científico Andre Bormanis viu com bons olhos a volta dos Andorianos neste episódio: "Os Andorianos são personagens tão legais, você pode contar em vê-los de novo. Até onde nossa relação com eles vai mudar no futuro, isso é algo que descobriremos conforme continuemos a escrever novos episódios para esses personagens".

- Jeffrey Combs fez vários comentários sobre o segmento. Segundo ele, "basicamente, é outra situação de reféns onde o capitão se mete em outro planeta e é pego no fogo cruzado de uma guerra civil. Não é uma boa situação, e basicamente nós somos a cavalaria subindo a montanha. Aparecemos no momento oportuno e os ajudamos, e tiramos o capitão daquela situação."

- "Eu estava 'seco' para viver Shran novamente", disse Combs. "Fiquei especialmente satisfeito por isso acontecer agora, poucos episódios após minha primeira aparição na série. Eu estou ansioso para ver o novo episódio, ele é um dos mais legais".

- Combs vê uma continuidade entre "The Andorian Incident" e "Shadows of P'Jem" específica para seu personagem. "Bem, o primeiro termina com o meu personagem meio que pensando de má-vontade que esses humanóides podem ser um pouquinho confiáveis, mas também com a sofrida dor de que eu devo a esse cara, o que eu não gosto, e é uma dinâmica interessante de interpretar. Com esse agora eu basicamente consigo dizer, 'Ok, estamos empatados agora'."

- "O planeta em 'Shadows of P'Jem' é Coridan, que é claro foi mencionado em 'Journey to Babel' [Série Clássica], onde primeiro encontramos os Andorianos", diz Mike Sussman, um dos roteiristas do episódio. "Foi divertido finalmente ir a aquele planeta, ver como essas pessoas são e criar todo tipo de história pregressa interessante; na série, Coridan é um planeta com três bilhões de pessoas, e em cem anos, é um planeta que o pai de Spock diz ser pouco povoado. Agora estabelecemos que há uma guerra nesse planeta, o que vai acontecer? Essa guerra vai matar toda essa gente? E nós estabelecemos que os Vulcanos têm um relacionamento com o governo, e muita gente não aprova. Isso é tudo background e subtexto que eu não sei se estará muito aparente, mas é algo a mais para os fãs que procuram por pequenos ecos."

- "Eu lembro que Scott [Bakula] e eu estávamos filmando uma cena em um dos novos episódios que vão estar sendo exibidos", conta Jolene Blalock. "E nós chamamos de cena 'Love Shack', porque estávamos amarrados de costas. E tínhamos que que nos virar estômago a estômago. E o erro foi, nós caímos. E obviamente não podíamos nos mexer. E a equipe toda, depois que caímos no ensaio, colocou "Love Shack" dos B-52s. E todo mundo se reuniu, falando, "Love Shack!" e não podíamos nos mover, porque estávamos amarrados juntos. Ficamos, 'isso é muito legal, sabia?'" 

- Jeffrey Combs, Vaughn Armstrong, Gary Graham e Steven Dennis já interpretaram seus papéis em episódios anteriores de Enterprise. 

- Jeff Kober já interpretou Iko, no episódio "Repentance", de Voyager. Barbara Tarbuck já fez a governadora Leka Trion, em "The Host", de A Nova Geração. Gregory Itzin foi Ilon Tandro em "Dax" (Deep Space Nine), Hait em "Who Mourns For Morn?" (Deep Space Nine) e o doutor Dysek em "Critical Care" (Voyager). 

- Esse é o último episódio de Tim Finch como co-produtor.


Elenco Convidado:

Jeffrey Combs como Shran
Vaughn Armstrong como almirante Forrest
Gregory Itzin como capitão Sopek
Gary Graham como embaixador Soval
Jeff Kober como Traeg
Steven Dennis como Tholos
Barbara Tarbuck como chanceler Kalev

Escrito por Rick Berman & Brannon Braga
Direção de Mike Vejar