Quarenta minutos da primeira versão de “Jornada nas Estrelas: Nemesis” ficaram na sala de edição, mas o produtor Rick Berman diz que o filme ficou melhor assim.
“O roteiro de John Logan, embora no papel parecesse estar do tamanho certo, acabou ficando muito maior”, Berman disse ao site TrekWeb, na primeira entrevista que o produtor dá a um site de Jornada nas Estrelas feito por fãs. “Isso certamente não foi uma questão de o diretor fazer algo num ritmo lento, o filme é tudo menos lento.”
“Stuart [Baird, o diretor] e eu, com sugestões do estúdio, tivemos de nos sentar e cortar 40 minutos. Obviamente há algumas coisas que você corta com todo o prazer e há algumas coisas que realmente dói cortar. Havia cenas no primeiro ato do filme que sentimos que reduziam o ritmo um pouco, que não levavam à história rápido o suficiente.”
Os cortes não foram simplesmente para diminuir o tempo do filme para menos de duas horas — também era uma questão de ritmo. “Em termos de ritmo do nosso filme, nossa meta não era cortar quarenta minutos. Nossa meta era fazer o filme tão bom quanto possível e isso envolveu a opinião do estúdio, a do Stuart e a minha.”
As sequências afetadas foram a do veículo off-road em Kolarun, a do casamento (incluindo o diálogo de Wil Wheaton) e a conclusão do filme. “Na perseguição de carro em Kolarun, foi incrível o primeiro corte, mas acabamos tirando dois minutos dela e é sempre sofrível tirar ação, mas tiramos muita coisa da cena do casamento. Também tiramos muito do final, mas quando você tem um filme que é muito longo você infelizmente precisa começar a retalhá-lo. No caso do estúdio, meu e de Stuart, no final das contas não nos arrependemos de nada porque o filme parece estar no ritmo certo para todos nós.”
No resto da entrevista, Berman comenta alguns pontos cruciais da película, com spoilers realmente fortes a respeito do final da trama, e dá a entender que não haverá uma edição com cenas adicionais para lançamento posterior em DVD.