Uma das maiores forças criativas por trás da Série Clássica de Jornada nas Estrelas está sendo relembrada por sua contribuições à ficção científica e a outros gêneros específicos da televisão. John Meredyth Lucas — escritor, diretor e produtor da Série Clássica — morreu dia 19 de outubro de 2002 em Los Angeles, de leucemia, aos 83 anos. A informação está no Startrek.com.
Lucas teve a singular honra de ter trabalhado como escritor e diretor em um mesmo episódio de Jornada nas Estrelas, “Elaan of Troyius”. Ele também escreveu “The Changeling”, “Patterns of Force” e “That Which Survives”. Suas contribuições como diretor foram “The Ultimate Computer” e “The Enterprise Incident”. Lucas foi promovido a produtor durante a segunda temporada da série, juntamente com Gene L. Coon.
Lucas contribuiu com seus talentos para outras séries, incluindo “Night Gallery” de Rod Serling, “O Homem de Seis Milhões de Dólares”, as versões para TV de “Planeta dos Macacos” e “Logan’s Run”, e os curta-metragens “The Invaders” e “Beyond Westworld”. Ele também trabalhou em outros clássicos da TV como “O Fugitivo”, “Ben Cassey”, “Mannix”, “Quincy” e “Kojak”.
Seu primeiro trabalho como escritor em Hollywood foi em 1950 com o filme “Cidade Negra”, que marcou a estréia de Charlton Heston como ator.