Se eu dissesse que o décimo terceiro episódio da segunda temporada de Enterprise, a exemplo do que foram o décimo (“Vanishing Point”) e o décimo primeiro (“Precious Cargo”), é uma nova versão de um velho episódio de A Nova Geração, você acreditaria? Pode acreditar, pois “Dawn” lembra muito um velho conhecido, “The Enemy”. Confira a sinopse não-oficial obtida pelo TrekWeb e pelo TrekToday.
Sinopse:
O episódio abre com Trip levando um shuttlepod para investigar um planeta rodeado de luas, mas quando uma nave desconhecida dispara em seu pod, a Enterprise perde contato e imagina que ele se acidentou na superfície. Archer logo descobre que aquela região do espaço é território dos Arkonianos, e seu representante Khat’n Zshaar ordena que a Enterprise abandone a região.
T’Pol parec conhecer essa raça e pede que o capitão tenha cautela. Zshaar é igualmente desconfiado e quando vê T’Pol na ponte da Enterprise se torna cada vez menos cooperativo. Mas Archer suspeita que uma nave Arkoniana provavelmente derrubou o pod de Trip e faz um pedido para que ambos trabalhem juntos para localizar os dois oficiais desaparecidos.
O capitão finalmente convence Zshaar a vir a bordo e ajudar em uma operação de resgate que rapidamente detecta um sinal da Frota Estelar enviado com tecnologia Arkoniana. Archer conclui que Trip e o piloto Arkoniano trabalharam juntos para desenvolver o sistema e sugere uma cooperação similar entre ele e Zshaar.
Enquanto isso, na lua alienígena, Trip e seu companheiro Arkoniano Sha’Khana precisam lutar pela sobrevivência toda manhã, já que a proximidade da lua com a estrela faz com que o planeta seja inabitável de dia. Os dois precisam encontrar abrigo quando a luz do sol começa a aquecer a superfície.
Pelo menos ao final os Arkonianos reconhecem que a cooperação foi um acerto, o que T’Pol classifica como um “feito histórico” de Archer — dando a entender que a idéia que eventualmente irá se converter na fundação da Federação já começa a amadurecer na cabeça de nosso capitão.