A Paramount Pictures parece estar mesmo considerando a hipótese de produzir uma Edição do Diretor para “Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira”, nos moldes do que já foi feito com “Jornada nas Estrelas: O Filme” e “Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan”. Aparentemente, o sucesso do lançamento desses dois filmes em DVD motivou o estúdio a seguir com a política, segundo fontes do site TrekWeb.
Uma oferta também havia sido feita a Leonard Nimoy, diretor de “Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock” e “Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa”, para que ele reeditasse seus filmes numa versão especial, mas Nimoy declinou, considerando-se satisfeito com as edições que foram às telas em 1984 e 1986, respectivamente.
O diretor de “Jornada V”, William Shatner, também já havia dado sinais de que não teria coragem para mexer em seu filme, apesar de ter ficado assumidamente decepcionado com o resultado final. Em uma entrevista em novembro, Shatner havia dito que nem a Paramount nem ele estavam querendo revisitar o filme. De sua parte, ele achava que não haveria material suficiente para reeditar o filme de maneira significativamente diferente.
Tudo isso parece ter mudado agora, pois Shatner e a o estúdio estão em negociações para elevar o projeto ao status de realidade, segundo a fonte do TrekWeb.
Muitos fãs já expressaram o desejo de ver tecnologia nova de efeitos visuais aplicada à tarefa de recriar as sequências originais planejadas para o filme, incluindo um segmento envolvendo criaturas de pedra perseguindo Kirk em Sha-Ka-Ree, assim como melhorar as pobres tomadas feitas originalmente.