Conheça o episódio “The Catwalk”

Os sites TrekToday e TrekWeb obtiveram uma sinopse do décimo segundo episódio da nova temporada de Enterprise. “The Catwalk”, como é chamado o segmento, será provavelmente exibido em janeiro de 2003. E, ao contrário do que costuma acontecer, dessa vez a sinopse do episódio é completa. Confira logo abaixo o enredo, se não estiver com medo dos spoilers.

Sinopse

Na abertura do episódio, Archer, Trip e Mayweather estão se preparando para visitar um planeta alienígena quando a Enterprise é saudada por outra nave. Três alienígenas — Rellus Tagrim, Renth e Guri — aparecem na tela. Eles pedem permissão para entrar na Enterprise, e por uma boa razão — uma tempestade de iônica está vindo na direção deles.

Os tripulantes da Enterprise preparam-se para escapar da tempestade, mudando-se para uma área pequena dentro dos naceles, chamada de “catwalk” (ou “passarela”), a qual não será afetada pela radiação causada pela tempestade que está por vir. Archer tenta conhecer os alienígenas, que são do sistema Takreta, que é bem distante de onde eles se encontram agora. Guri informa Archer que os três são na verdade cartógrafos estelares; o capitão fica impressionado.

Enquanto isso, a tripulação continua a se mudar para os novos quartos — Phlox é quase forçado a abandonar um de seus bichinhos quando ele não encontra espaço suficiente, mas T’Pol generosamente faz uma exceção e dá a ele (e a sua agradecida lesma Edosiana) um pouco mais de espaço. Trip e alguns de sua equipe da engenharia são alojados junto com Tagrim, Renth e Guri, depois que ele pergunta se poderia dividir o quarto com eles. Quando Trip vai embora, Guri e Tagrim conversam secretamente entre eles. Guri diz que eles ainda têm tempo de fugir da tempestade, mas Tagrim está certo de que eles ficarão a salvo na nave. Obviamente impaciente com a situação deles, Guri revela que não sabe nada sobre cartografia estelar, e que está preocupado que a tripulação da NX-01 talvez comece a fazer perguntas.

Archer está se preparando para mudar, empacotando alguns ítens pessoais de seu gabinete. O resto da tripulação está se estabelecendo em seus novos quartos, e Archer atravessa os compartimentos que perfazem a passarela, conversando com vários membros da tripulação e até ajudando um com uma cruzadinha. Reed, que está jogando conversa fora com Hoshi e vários outros, escova seus dentes com um escova sônica.

No segundo ato do espisódio, um dos mais misteriosos personagens de Enterprise faz uma aparição. Sim, é ninguém menos que o próprio “Chef” quem distribui pacotes de ração para a tripulação. Reed está meio aborrecido com a possibilidade de ter frango no menu. “Se eu comer mais alguma ave, vão começar a crescer penas em mim”, ele diz ironicamente. Assim que abrem os seus jantares, Hoshi e Mayweather sentem o cheiro de algo queimando, então Reed e Trip vão investigar.

Eles descobrem que os alienígenas estão fazendo uma comida deles, usando um objeto de aquecer para grelhar um pouco de carne alienígena. Trip está chocado — os alienígenas estão sentados sobre uma tubulação, e o preparado deles facilmente poderia acender o plasma passando por baixo. Irritado, Renth informa a Trip de que eles não podem comer os pacotes de ração, mas o engenheiro responde com antipatia.

Num encontro de equipe na área provisória de comando, T’Pol avisa Archer e Trip que os níveis de dióxido de carbono subiram 12% na última hora. Trip atribui a culpa à cozinha dos alienígenas, antes de acusá-los de serem “barulhentos, fedidos e rudes”. Archer gentilmente lembra Trip de que foi ele que pediu para dividir o quarto com os alienígenas.

Enquanto a tripulação está se acomodando, Archer encoraja T’Pol a tentar conhecer melhor alguns membros da tripulação. O capitão até sugere que ela poderia se juntar a um dos jogos de pôquer de Trip de vez em quando. De repente um alarme dispara — um tripulante informa Archer de que um objeto foi detectado a bombordo, mas ele desaparece repentinamente.

Mais tarde, no terceiro ato, Trip faz uma viagem até a engenharia para checar a situação da nave. Usando um traje espacial, ele engatinha até o deck e vai até uma estação. Com todas as luzes apagadas, a nave dá uma sensação fantasmagórica. Enquanto examina os diagramas esquemáticos da engenharia, ele percebe um som estranho. Indo investigar, Trip vê vários aparelhos piscando, presos nos controles do reator de dobra.

Nesse momento uma escotilha se abre e dois alienígenas entram na engenharia do outro lado. Trip se locomove para se esconder nas sombras enquanto os estranhos descem uma escada e vão até os controles. Os alienígenas permanecem escondidos pelas sombras, mas Trip ouve por acaso a conversa deles — os constritores magnéticos parecem estar fora de alinhamento. Eles falham em corrigir o problema e deixam a engenharia em direção à ponte.

Trip vai para a estação e usa um sensor interno para ver as outras partes da nave. Quando a câmera muda para a vista da ponte, mostra seis alienígenas trabalhando nos consoles. Curioso, Trip dá um zoom em um dos invasores só para ver se eles são da mesma espécie que Tagrim e seus amigos. Não bastando, os alienígenas ocuparam a sala de armas e a baía de lançamento — e todos estão armados! Assim que retoma seu caminho para voltar junto de seus colegas, Trip olha para fora de uma das janelas e vê uma nave alienígena acoplada no embarcadouro de estibordo da Enterprise.

Depois de ouvir as informações de Trip, Archer decide confrontar Tagrim e os outros. Tagrim nega qualquer conhecimento sobre os intrusos, mas diz que eles parecem ser oficiais da Ordem Takrit. Renth explica que a Ordem Takrit é a força pessoal de segurança do Primeiro Regente. “Eles são desprezíveis e corruptos… acredite em mim, você não vai querer ter nada a ver com eles”, ele exclama. Archer, contudo, decide entregar o trio para a Ordem Takrit depois que as análises de Phlox revelam que eles são imunes aos efeitos da tempestade iônica.

Renth entra em pânico e confessa para Archer. Quando isso aconteceu, eles trabalhavam para o Regente, mas quando eles não foram propriamente pagos, roubaram vários ítens pessoais do Regente, e venderam. Ele adiciona que a Ordem Takrit não se importa com a tripulação — tudo que eles querem é a Enterprise. De repente, a nave vibra — os alienígenas ativaram os injetores e as naceles começam a ligar.

No quarto ato, a cena concentra-se nos alienígenas que estão na ponte. Um dos alienígenas diz ao capitão que os subsistemas de navegação terão que ser redirecionados antes que o controle do leme seja ativado. Mas eles ainda não estarão indo embora — os alienígenas precisam recuperar um aparelho de sua nave para estabilizar o campo subespacial do motor de dobra.

Enquanto isso Archer e T’Pol planejam retomar a nave. Eles entram na cozinha e acessam um dos conjectores para contatar os alienígenas na ponte. Uma vez que os alienígenas aceitam a mensagem, Archer faz o papel do ‘capitão alucinado’, falando que o resto da tripulação está morta, e que ele ejetou Tagrim, Renth e Guri com os corpos de sua tripulação. Quando o capitão alienígena pede para Archer ir até a ponte, ele ameaça levar a Enterprise para um turbilhão de plasma.

Então Archer manda um sinal para Trip e Mayweather, que vira a Enterprise em direção a uma corrente de plasma usando os controles temporários do leme que eles improvisaram na passarela. Os alienígenas estão furiosos — mas o capitão deles se recusa a obedecer às ordens de Archer. Enquanto Mayweather continua a pilotar a Enterprise em seu curso para a aniquilação, a nave inteira chacoalha.

Na engenharia, dois alienígenas trabalham nos controles quando T’Pol entra em uma roupa espacial e atira neles. Eles se protegem atrás da estação e devolvem os tiros, mas não vêem Archer engatinhando atrás deles — ele aponta sua pistola de fase e atinge os alienígenas. As coisas parecem estar indo bem, até que Mayweather perde o controle do leme! Graças a algum trabalho rápido de Trip, o problema é contornado rapidamente.

O furioso capitão alienígena e seu tenente vão até a engenharia para impedir Archer e T’Pol de retomar o controle do reator de dobra. Archer percebe que os alienígenas se aproximam de um dos consoles e manda T’Pol de volta à passarela. Ele manda contatar Trip, pedindo alguma turbulência e para ele magnetizar as botas de sua roupa espacial até o deck. Os alienígenas entram na engenharia, as armas estão prontas, mas Archer chama a pré-arranjada turbulência, e os alienígenas caem e largam suas armas enquanto a nave balança de lado a lado.

Agitando sua pistola de faser, Archer diz aos alienígenas que mandou a nave em curso para uma corrente de plasma. “Claro, meus cálculos podem ser equivocados”, ele diz, enquanto a nave é sacudida de novo. Os alienígenas ficam desesperados, vão para o embarcadouro de estibordo e saem em dobra o mais rápido que podem seus motores.