Saiba como foi a produção de “Vanishing Point”

O Startrek.com segue com seu acompanhamento da produção de Enterprise. Seu último relato contou sobre a produção de “Vanishing Point”, o décimo episódio da segunda temporada. As filmagens do episódio, que se concentra na personagem Hoshi Sato, terminaram no último dia 10 de outubro, após uma agenda de filmagens cumprida praticamente só em cenários da nave.

No episódio, Hoshi (Linda Park) e Trip Tucker (Connor Trinneer) estão pesquisando ruínas antigas em um planeta alienígena quando uma “tempestade polárica” se aproxima, obrigando a Enterprise a teleportá-los. É a primeira experiência de teletransporte de Hoshi, e ela começa a passar por estranhos efeitos que fazem com que ela acredite que não foi remontada corretamente. Poderiam sabotadores alienígenas ter algo a ver com isso?

A produção começou na quarta-feira, 2 de outubro, e foi direto para uma cena no meio do roteiro perto da alcova do transporte, envolvendo um efeito óptico de tela verde, para mostrar o fenômeno de “desaparecimento” (“vanishing”) mencionado no título.

Outras tomadas ópticas similares foram feitas ao longo da agenda de sete dias (eles serão preparados digitalmente na pós-produção) rm outros sets, como a ponte, a enfermaria, os aposentos de Hoshi, o refeitório e a engenharia. O ginásio da nave, um cenário que será mostrado pela primeira vez em “A Night in Sickbay”, também voltará a ser usado.

Na terça-feira, 8 de outubro, Park e Trinneer filmaram as cenas nas “Ruínas Primitivas Alienígenas”, construídas no palco adjacente ao dos cenários fixos. Na quinta, aquele mesmo palco abrigou os “tubos de acesso” de dentro da nave, onde Park teve de trabalhar com um par de atores convidado interpretando alienígenas rosas.

Na quarta-feira, 9 de outubro, Scott Bakula (Jonathan Archer) chegou para trabalhar com direito a tapete vermelho — literalmente. Era o aniversário do ator, e ninguém esqueceu a data. Seu trailer foi decorado com fitas e banners, e um tapete vermelho foi estendido do trailer até o Palco 18, onde está localizado o cenário da ponte. Como um toque adicional, o pessoal da produção usava bonés com a palavra “CAPTAIN” neles.

O elenco convidado de “Vanishing Point” tem dois veteranos de Jornada. Buck Bokai está de volta, dessa vez como o pai de Hoshi (visto em uma transmissão subespacial). Ele é Keone Young, que interpretou o craque do beisebol do século 21 em “If Wishes Were Horses”, de Deep Space Nine. Morgan Margolis, que interpretou o visitante Vaskan em “Living Witness”, de Voyager, interpreta o tripulante Baird, que substitui temporariamente Hoshi nas comunicações.

O episódio deve ir ao ar em 27 de novembro. Foi escrito pelos criadores Rick Berman e Brannon Braga e dirigido por David Straiton, o mesmo diretor de “A Night in Sickbay” e “Desert Crossing”.