O sétimo episódio da segunda temporada de Enterprise, curiosamente chamado “The Seventh”, teve suas filmagens concluídas num dia triste nos estúdios da Paramount, em Hollywood — 11 de setembro. É o que informa o site oficial de Jornada, o Startrek.com, em mais um relato da produção.
Todos estavam em um clima solene no dia, com direito a minuto de silêncio nos sets de filmagem. Quem puxou a solenidade foi Scott Bakula (Jonathan Archer), que pediu que todo o elenco e a equipe desse as mãos em respeito às vítimas dos atentados de 11 de setembro. “Que nunca nos esqueçamos”, ele disse.
A convocação dos atores para o dia também tinha impressa a mensagem, “Que o coração daqueles derrubados pelo terror nos mantenham agradecidos por cada novo dia.”
As filmagens de “The Seventh” foram concluídas na quarta-feira, após setes dias de filmagem. No episódio, descrito pelo produtor-executivo Rick Berman como um do gênero “La Femme Nikita”, T’Pol embarca em uma missão para completar negócios interrompidos de uma carreira anterior em operações secretas. Ela pede a ajuda de Archer e Mayweather para concluir a missão.
A equipe e o elenco se reuniram para filmar na terça-feira passada, dia 3 de setembro, após um descanso em comemoração ao Dia do Trabalho nos EUA, recebido após uma semana cansativa de filmagens em locação para o episódio anterior, “Marauders”.
A maioria do elenco entretanto só precisou de um dia de trabalho, já que a maioria do episódio gira em torno de Jolene Blalock, Scott Bakula e Anthony Montgomery, com vários atores convidados. Mas Dominic Keating (Malcolm Reed) acabou não ganhando folga, pois na quinta-feira teve se apresentar para mais filmagens de segunda-unidade (pós-produção) para o episódio cheio de efeitos especiais que irá introduzir os Romulanos na série, “Minefield”. Bakula também passou a quinta-feira trabalhando em “Minefield”, em vez de “The Seventh”.
O primeiro dia e meio de filmagem aconteceu nos sets da nave. Os demais se passaram em cenários construídos em estúdio, que incluíam uma floresta de Risa e a nave de carga do nêmese de T’Pol no episódio, chamado Menos. Na segunda o estúdio foi invadido por uma coleção de novos alienígenas que deveriam ocupar um posto avançado em uma lua gelada, onde a maior parte da ação aconteceu pelos últimos três dias.
Menos é interpretado pelo ator Bruce Davison, já visto em Jornada como Jareth, em “Remember”, de Voyager. Mas seu papel mais conhecido entre os fãs de ficção é o do senador Kelly, no filme “X-Men”.
“The Seventh” foi dirigido por David Livingston, um veterano de Jornada e diretor de três episódios do primeiro ano de Enterprise, “Strange New World”, “Shuttlepod One” e “Detained”. O roteiro foi escrito pelos produtores-executivos Rick Berman e Brannon Braga.
O elenco convidado tem os seguintes atores:
Bruce Davison como Menos
David Richards como mestre da doca
Vincent Hammond como grande alienígena
Coleen Maloney como oficial Vulcano