Scott Bakula (Jonathan Archer) está orgulhoso por dar continuidade à tradição da Enterprise, mas espera que a série reflita uma visão mais aberta do universo.
“Os americanos exploraram nosso planeta de diversas formas,” o ator contou à SFX. “Algumas vezes foram bem-sucedidos, outras não. Temos uma longa história de exploração nesse país. Certamente experiências diferentes no Vietnã e lugares como esse, onde tentamos impor nossas idéias e filosofias a culturas diferentes.”
Pela visão otimista de Jornada, Bakula vê Enterprise apresentar um tipo diferente de exploração. “Como citamos no piloto, nos próximos 150 anos a Terra terá resolvido a fome, doenças e os principais problemas que estão destruindo nosso meio ambiente. Então, saindo nessa jornada agora, com tudo isso para trás, talvez poderemos fazer uma série de exploração baseada em um tipo de mente aberta que nunca existiu nesse planeta no passado; poderemos fazê-la mais sobre a experiência e menos sobre a bandeira. Em outras palavras, aproveitando a experiência e aprendendo com ela, ao invés de dizer, ‘Agora estamos aqui e fazemos as coisas melhor do que vocês.'”
É claro, isso não significa que os humanos são infalíveis. “Obviamente, quando você está lá fora, não há regras ou regulamentos lhe vigiando, então você cai nas duas escolhas de consistência, o bem e o mal,” Bakula disse. “Nesta série temos a oportunidade de cometer erros e de nos lançar à frente e perceber, ‘Ai meu Deus, foi uma péssima idéia.’ E as únicas pessoas que estarão nos julgando serão nós mesmos. O que torna tão maravilhoso atuar no show é dizer, ‘Como nos sairemos não apenas estando lá fora, mas com as escolhas que faremos?'”