Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis
Parece que os fãs estão mesmo com medo do que Rick Berman e Brannon Braga podem aprontar com uma série ambientada em período anterior ao do seriado original. Na última pesquisa DataTrekker, 45% dos 115 participantes (52 pessoas) dizem que o melhor seria esquecer a coisa toda e produzir mais uma sequência cronológica da Nova Geração, com Riker no comando de uma nova Enterprise.
Mesmo que seja tarde demais para isso agora, de uma coisa os produtores de Jornada podem também já ter certeza: se depender do público brasileiro, a presença de Scott Bakula (“Quantum Leap”) interpretando o capitão Jackson Archer não vai fazer muita diferença. Cerca de 24% dos votantes (28 pessoas) dizem nem conhecer o ator.
Na sequência, vêm os que defendem que Berman e Braga deveriam levar Bakula a bordo, dando-lhe concessões criativas, mas evitando um salário milionário. Esse grupo somou 19 votos (17%). Com 10% das intenções (11 votos) ficou a opção de não dar poder de veto criativo ao ator, mas dar a dinheirama que ele quiser.
Finalmente, tem o “fã-clube do Bakula”: aquela turma que acha que a Paramount deve ceder no que for preciso para levá-lo a bordo. Esse grupo teve 5 votos (4%).