A situação definitivamente não vai bem para a série Voyager. Apesar de ter recebido críticas controversas que questionaram se o episódio foi ou não bem-sucedido, o episódio “Shattered” recebeu o veredicto da audiência: juntamente com “Nightingale”, ele teve a pior audiência da história de Voyager. A notícia foi divulgada pelo site TrekToday.
O episódio, exibido na semana passada, foi o primeiro inédito veiculado na rede UPN após uma bateria de reprises. E as coisas parecem que não devem melhorar. O episódio dessa semana, “Lineage”, embora tenha sido elogiado até pelos mais ferrenhos críticos da série, aparentemente obteve números parecidos.
Os valores finais para esse episódio ainda não foram divulgados, mas os índices medidos localmente parecem apontar na mesma direção, garantindo a quinta melhor audiência no horário, perdendo para as três grandes redes (NBC, ABC e CBS) e a WB.
Não importa o que os produtores façam, Voyager dificilmente terá audiência espetacular. Além das deficiências da rede UPN, que não consegue cobrir o país inteiro, ainda há um histórico de sete anos de críticas e a paulatina perda de audiência, somada à superexposição de Jornada, que tem todas as outras séries sendo reprisadas nos EUA em ritmo diário.
O episódio a ser exibido na semana que vem, nos EUA, será focado em Seven of Nine. O clipe de “Repentance” já está disponível nos servidores do Trek Brasilis, na seção de Vídeos de Voyager.
Também já estão digitalizados dois novos clipes brasileiros de Deep Space Nine: uma propaganda genérica e a chamada para o episódio da semana no USA, chamado “Rivals”. Os dois podem ser achados aqui.