“Patterns of Force” na TV pública alemã pela 1ª vez

Um episódio em especial da série original de Jornada nas Estrelas, em que o Capitão Kirk e o oficial Spock se vestem como nazistas para se infiltrarem em um regime alienígena de extrema-direita será exibido na Alemanha pela primeira vez, através da televisão pública, nesta sexta à noite. Essa notícia foi publicada pelo site alemão The Local.

O episódio, que faz parte da segunda temporada da Série Clássica, traz a nave Enterprise numa visita ao planeta Ekos no sistema Alpha M34, para investigar o desaparecimento de John Gill, historiador da Federação e um dos professores de Kirk na Academia.

O Ekosianos, em guerra com o planeta próximo Zeon, têm a intenção de aniquilar toda a vida no planeta rival, chamada pelo Ekosianos de “Solução Final”.

Kirk e Spock descobrem que o Ekosianos adotaram todas as características e as instituições da Alemanha nazista – incluindo a saudação, as camisas castanhas, a Gestapo, a partir de seu “Führer “- ninguém menos que John Gill. Tanto Kirk como Spock roubam uniformes nazistas para se infiltrarem no regime e saber o motivo de Grill descumprir a 1ª Diretriz de não interferência numa cultura alienígena.

O episódio foi originalmente considerado impróprio para o público alemão porque se referia à Alemanha nazista como “a sociedade mais eficiente” jamais criada.

Como resultado, “Patterns of Force” foi retirado da série ao ser transmitida pela emissora ZDF em meados dos anos 70, o que se justificava na época porque muitos ex-nazistas e simpatizantes ainda estavam vivos. Durante a segunda metade da década de 90 (já unificada), uma onda de violência Neo-Nazista varreu o lado da ex- Alemanha Oriental e novamente foi removido o episódio quando um canal privado colocou a série no ar.

O episódio só foi dublado em alemão em 1995 e foi exibido pela primeira vez na TV paga alemã em 1996.

Fonte: TrekWeb.